Lançamento do livro aconteceu durante o o 9º Congresso Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Escuela de Derecho da Universidad Católica Silva Henríquez (UCSH) com apoio do UNISAL
Durante o 9º Congresso Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Escuela de Derecho da Universidad Católica Silva Henríquez (UCSH), no Chile, a professora Dra. Grasiele Ferreira, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UNISAL, participou, como co-autora do lançamento do livro Presente y Futuro De Los Derechos Humanos En LatinoAmérica. Além dela, o livro tem como co-autores os professores Yerko A. Cubillos Roman e Marcelo Augusto Scudeler, com edição de Yerko A. Cubillos Roman e Ruth Alarcón Padilla – que é graduada em direito e assistente de pesquisa na Faculdade de Direito da UCSH

Apoiado pelo UNISAL, (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), o 9º Congresso Internacional de Direitos Humanos, reuniu especialistas de diversos países para debater os principais desafios contemporâneos relacionados aos direitos fundamentais, com destaque para temas como corrupção, crime organizado, inclusão social, sustentabilidade e o impacto das novas tecnologias.
Formatada em dois idiomas, obra fomenta debates sobre o futuro dos Direitos Humanos
A publicação, que traz trabalhos e ideias apresentados nas sessões plenárias e nos grupos de trabalho do VI Congresso Internacional de Direitos Humanos está organizada em português e espanhol, traz capítulos que abordam os direitos humanos sob diversas dimensões — do direito à psicologia e à filosofia política —, ressaltando o caráter interdisciplinar e a abrangência temática da iniciativa.
Além disso, o livro oferece panoramas dos direitos humanos na América Latina a partir de múltiplas disciplinas. Parte dos capítulos aplica metodologias dogmáticas típicas do campo jurídico, enquanto outros recorrem às ciências sociais, como psicologia e filosofia política.
Essa abordagem diversificada fortalece a compreensão teórica e prática dos direitos humanos como um instrumento jurídico, político e cultural relevante, especialmente para grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade.


