Comissões
Comissões

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

A CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – é um órgão instituído pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – formado por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil, responsável por implantar, organizar e articular o processo de Autoavaliação Institucional, nos termos da Lei Federal 10.861/2004.

Os instrumentos de autoavaliação desenvolvidos pela CPA, periodicamente, aplicados aos alunos, docentes, funcionários e gestores, constituem importantes ferramentas e subsídios para o planejamento acadêmico, com o objetivo de melhorar, sempre, a qualidade da formação do ensino superior, da produção do conhecimento e da extensão.

A análise dos dados colhidos nesses instrumentos oferece um diagnóstico da rotina universitária, dos pontos fortes e das eventuais fragilidades da instituição de tal forma que permita verificar o cumprimento da missão e das políticas institucionais, bem como os setores e áreas a merecer adequado investimento institucional,  tomada de decisões, sinalizando os aspectos que requerem aprimoramentos contínuos da qualidade acadêmica.

Os resultados dos instrumentos avaliativos são divulgados na comunidade acadêmica e apresentados, obrigatoriamente, ao Ministério da Educação, por meio de relatórios anuais, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.

A autoavaliação é uma atividade que abrange todas as Instituições de Ensino Superior do país, e mostra-se como um imperativo ético e participativo, pois engloba variadas dimensões definidas pelo SINAES:

  • Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação e a Extensão;
  • Responsabilidade Social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social;
  • Comunicação com a sociedade;
  • Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
  • Organização e Gestão da Instituição;
  • Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
  • Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  • Políticas de atendimento aos estudantes;
  • Sustentabilidade financeira.

Enfim, a CPA contribui para o desenvolvimento de processo de auto conhecimento, de autocritica, numa perspectiva construtiva, ética e dialógica.

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO

A Avaliação Institucional é considerada atividade de suma importância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuos do UNISAL, à medida que permite o acompanhamento de todas as atividades e inspira ações de melhoria.  A Avaliação Institucional consta, ainda, nos principais documentos norteadores do UNISAL, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). E, cabe à Comissão Própria de Avaliação (CPA) a responsabilidade pelo planejamento, execução e condução do processo de autoavaliação do UNISAL. A CPA é constituída com representação dos diversos setores da comunidade educativa, o que contribui para um Projeto de Autoavaliação com vasto campo de abrangência, no que diz respeito à confecção dos instrumentos avaliativos e, também, à comunicação para a motivação do público-alvo.

O Projeto de Avaliação Institucional UNISAL estabelece que nos meses de maio e de outubro os instrumentos avaliativos sejam disponibilizados para a apreciação e contribuição do público-alvo. São exemplos das avaliações regulamentares a consulta à comunidade educativa sobre as Políticas Educacionais, aos gestores, sobre o PDI, assim como a consulta aos alunos sobre os docentes e as disciplinas/competências, e as consultas aos alunos e docentes sobre a infraestrutura e serviços. Outras avaliações, mais simples, denominadas suplementares, podem ocorrer, sob demanda das coordenações, para assuntos específicos.

As divulgações, para a sensibilização e participação na Avaliação Institucional ocorrem em diversas instâncias. Da mesma forma, são divulgados os resultados das participações em cada ciclo, dando a devolutiva aos gestores dentro do mesmo semestre em que a consulta foi realizada e, aos alunos, no início do semestre subsequente. Os coordenadores discutem as observações mais importantes nas reuniões do Colegiado e planejam, com as gestões locais, os encaminhamentos.

Para a comunidade externa, a CPA divulga os relatórios do ciclo avaliativo nas redes sociais e no site da IES. As melhorias apontadas pela CPA são apresentadas como sugestões aos gestores e, sendo realizadas, também são notificadas aos membros da comunidade educativa. E, ao final do processo, a CPA entende que faz o papel de contribuir para o planejamento das atividades e para a melhoria contínua da IES.

relatório parcial de auto avaliação institucional ciclo 2018

relatório final de auto avaliação institucional ciclo 2018-2020

relatório parcial de auto avaliação institucional ciclo 2021

relatório parcial de auto avaliação institucional ciclo 2022

RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2021-2023

Relato Institucional

INTEGRANTES

O papel da CPA (Comissão Própria de Avaliação) é planejar e acompanhar todo o Plano de Autoavaliação Institucional. Devido ao processo contínuo e participativo de trabalho, busca-se garantir que os resultados das avaliações sejam interpretados e utilizados para a tomada de decisão dos gestores da IES, a procura de melhorias que tragam benefícios à toda a comunidade de aprendizagem. Conheça a CPA do UNISAL: 

Wanessa Carla Gazzoni

Presidente, representante do Corpo Docente – Campinas/ São José

André Turra Vaz

representante do Corpo Discente – Lorena/São Joaquim

Ayrton José Bortotti de A. Netto

representante do Corpo Discente – Americana/Maria Auxiliadora

Clelia Yoko Aoki Puga

representante do Corpo Discente – Campinas/São José

Leandro Francisco da Silva

representante do Corpo Discente – São Paulo/Pio XI

Renata Martins Coelho

representante do Corpo Discente – Unidade Virtual

Antonio Wardison C. Silva

representante do Corpo Docente – São Paulo/Pio XI

Robert Soares do Nascimento

representante do Corpo Docente – Americana/Maria Auxiliadora

Joel Silva Cavalcante

representante do Corpo Técnico-Administrativo – Unidade EAD

Gustavo Henrique de Paula das Chagas

representante do Corpo Técnico - Administrativo – Lorena/São Joaquim;

Michel Silva Santos

representante do Corpo Técnico-Administrativo – Campinas/São José;

Suillan Miguez Gonzalez

representante do Corpo Docente – Lorena/São Joaquim

Ana Maria Melo Negrão

representante da sociedade civil

Odyr Domingos Leite da Cunha

representante da sociedade civil

Graziela Oste Graziano Cremonezi

representante do Corpo Docente – Unidade EAD

Odair Alberto Selin

representante do Corpo Técnico-Administrativo – Campinas/São José

Maria Rosimeire Torre de Almeida

representante do Corpo Técnico-Administrativo – Americana/Maria Auxiliadora

cpa@unisal.br