Estudante de Psicologia do UNISAL Lorena embarca para intercâmbio no Chile

O intercâmbio na graduação é uma experiência transformadora que amplia horizontes, enriquece o currículo e abre portas para o futuro. Mais do que aprender um novo idioma, o intercâmbio proporciona imersão em uma cultura diferente, desenvolvendo habilidades interpessoais, ampliando a visão de mundo, criando contatos internacionais e aprofundando conhecimentos na área de estudo. Investir em um intercâmbio é investir em um futuro promissor e em uma vida mais rica em experiências e aprendizados.

Nesta edição do UNISAL News, destacamos a história de Giovanna Guerra de Castilho, aluna de Psicologia (9º semestre) do UNISAL, Unidade Lorena, que iniciará uma grande jornada: um intercâmbio presencial na Universidad Católica Silva Henriquez (UCSH), no Chile. A experiência, que terá início em março de 2024, promete ser um marco em sua formação profissional e pessoal.

UNISAL News: O que te motivou a escolher a UCSH no Chile para o seu intercâmbio?

Giovanna: Recebi a proposta por e-mail e, embora achasse interessante, não tinha certeza se deveria me candidatar. No último dia, decidi tentar, sem contar para ninguém. Não esperava ser aprovada, mas sabia que atendia aos requisitos. Quando o UNISAL e a UCSH me comunicaram a aprovação, a felicidade foi enorme! Minha família também ficou muito contente. Foi uma sensação incrível e, com o apoio das duas instituições, iniciei o processo de intercâmbio.

UNISAL News: Como você se preparou para essa experiência, tanto academicamente quanto culturalmente?

Giovanna: Sempre me esforcei na faculdade. Participei de projetos de pesquisa, estágios não obrigatórios e segui os conselhos dos meus professores. Assim, fui me desenvolvendo academicamente. A coordenadora do meu curso, que também foi minha supervisora de estágio, me deu grande apoio. Com ela e com os professores, consegui me preparar para esse momento que nem imaginava ser possível. Culturalmente, busquei conhecimentos sobre o país. A UCSH me enviou documentos para encontrar moradia e, por coincidência, encontrei uma empresa que aluga casas para intercambistas e organiza viagens. Por intermédio dela, pude conhecer mais sobre o Chile e como me preparar.

UNISAL News: Quais são suas principais expectativas para o intercâmbio?

Giovanna: Espero adquirir muito conhecimento da faculdade e do país, tanto academicamente quanto para uso pessoal. Também quero aprender uma nova língua, já que meu espanhol precisa ser aprimorado. Além disso, desejo conhecer pessoas e fazer novos amigos.

UNISAL News: Como você acredita que essa experiência contribuirá para sua formação como profissional de Psicologia?

Giovanna: Acredito que estar inserida em uma cultura diferente me proporcionará uma compreensão mais profunda do ser humano em outros ambientes. Desenvolver a habilidade de lidar com problemas distintos do cotidiano brasileiro será muito enriquecedor. Sem dúvida, essa experiência será um diferencial que poderá abrir portas, enriquecer ainda mais meu currículo e minhas experiências pessoais.

O UNISAL deseja a você, Giovanna um intercâmbio muito proveitoso e cheio de aprendizados!

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL. Foto: arquivo pessoal de Giovanna Castilho.

Saiba mais sobre a Política de Internacionalização do UNISAL:

Conheça aqui o nosso curso de Psicologia: