Evento do UNISAL promove debate sobre representatividade de mulheres negras no mercado de trabalho
Evento do UNISAL promove debate sobre representatividade de mulheres negras no mercado de trabalho
Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais reuniu profissionais de diferentes áreas para compartilhar experiências.

O Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais (N.E.R.E.R) da Unidade Americana do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL realizou, em 21 de novembro, o evento “Profissionais Negras Importam”. A atividade, que integrou a programação da Semana da Consciência Negra, reuniu profissionais negras de diferentes áreas para compartilhar experiências e discutir a representatividade dessas mulheres no mercado de trabalho.

Estiveram presentes no Auditório Roxo do campus Maria Auxiliadora, as convidadas Sara Rosemary Barbosa de Souza, microempreendedora e sócia de escritório de contabilidade; Fabiola Adelina de Camargo Silva, professora e árbitra de futebol; Aurina Cantanhêde, ex-aluna do curso de Direito do UNISAL, advogada especialista em Direito Previdenciário e militante do Movimento Negro; e Tainara Rosa, agente de turismo especialista no continente africano, que acompanhou o evento remotamente.

As histórias compartilhadas pelas profissionais foram ao encontro das provocações de Jurema Werneck, mulher negra, ativista, feminista, médica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e comunicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora-executiva da Anistia Brasil na Introdução do livro “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, mulher negra, escritora brasileira entre as mais influentes do movimento pós-modernista. Ambas apresentam histórias de dor, discriminações e violações de direitos na trajetória de mulheres negras no Brasil, mas também e sobretudo, de invenção e subversão; de abertura de caminhos para liberdade, tanto para si, quanto para as gerações vindouras.

“O racismo está aí para quem quer ver e para quem não, quer também”, disse Sara Rosemary Barbosa de Souza. “Precisamos falar sobre ele, para que possamos combatê-lo”, completou.
“Somos o sonho materializado de nossos ancestrais”, afirmou Tainara Rosa.

Ana Caroline Nascimento, Assistente de Curso, afirmou que o evento foi excelente, desde a organização até a qualidade do conteúdo e das palestrantes: “Além de mergulhar na cultura africana por meio das experiências das convidadas, pudemos refletir sobre a importância da representatividade dessas mulheres nos espaços que ocupam. O evento trouxe reflexões sobre preconceito, mas o destaque foi o interesse e envolvimento dos alunos em debates desse tipo, valorizando a cultura africana”.

Para Ana Paula Bonora, professora do curso de Psicologia, a importância desse evento é imensurável: “Ter profissionais negras compartilhando suas trajetórias com alunos e professores é um crescimento gigantesco. Ouvir sobre suas jornadas pessoais e profissionais, ver o interesse e questionamento sobre o papel de pessoas pretas e brancas na sociedade é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e a mudança das estruturas racistas.”

Texto: Prof.ª Mayara Coelho e Fotos: Leonardo De Souza Ribeiro, da Unidade Americana.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro