Políticas de saúde pública é pauta na Rádio CBN Campinas
"É essencial priorizar a prevenção, a promoção e a educação em saúde".

Dando continuidade à parceria entre o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL e a Rádio CBN Campinas, a Professora Fernanda Mota Rocha, Coordenadora do recém-criado curso de graduação em Enfermagem nas Unidades Americana e Campinas, participou ao vivo, na terça-feira, 21 de novembro, do quadro CBN Educação, no programa Estúdio CBN.

Em entrevista ao jornalista Marco Guarizzo nos estúdios da Rádio CBN Campinas, a coordenadora abordou a relevância das políticas de saúde pública. “É fundamental que o enfermeiro esteja familiarizado com as políticas públicas para influenciar positivamente a saúde da população”, enfatizou a docente.

Discutindo as políticas públicas de saúde, a professora Fernanda destacou a campanha do novembro azul, focada no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ela ressaltou a existência no Brasil da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), visando melhorar as condições de saúde dos homens brasileiros e reduzir efetivamente a morbidade e mortalidade dessa população, abordando de maneira abrangente fatores de risco e vulnerabilidades associadas.

“Quando falamos sobre políticas públicas, é fundamental considerar o conceito prático de interseccionalidade, que envolve compreender o homem em diversos contextos culturais, sociais, econômicos e políticos. Cada indivíduo acessa o sistema público de saúde de maneira única”, comentou a professora de Enfermagem.

Fazendo menção ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a professora Fernanda destacou a existência de uma importante política pública direcionada à população negra, porém, ainda pouco conhecida.

A Política Nacional Integral da População Negra foi instituída em 2009 pelo Ministério da Saúde, para minimizar os impactos do racismo na assistência à saúde prestada à população negra, baseada nos princípios de cidadania e dignidade humana em busca da promoção da igualdade.

O jornalista Marco Guarizzo perguntou para a professora Fernanda sobre a importância do acompanhamento médico para toda a população, um serviço oferecido pelas políticas públicas de saúde, mas que frequentemente é desconhecido pelos cidadãos.

“É essencial priorizar a prevenção, a promoção e a educação em saúde. Este é o caminho para progredir coletivamente em saúde como sociedade”, afirmou a coordenadora.

Para assistir à entrevista completa, acesse o link abaixo: