Enfermagem: UNISAL lança novo curso em Americana e Campinas

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL traz uma importante novidade para 2024: o novo curso de Graduação em Enfermagem. As aulas serão ministradas nos campi de Americana e Campinas, oferecendo aos estudantes uma formação completa e de qualidade.

A Enfermagem é uma área de atuação ampla e promissora, com oportunidades em diversos setores da saúde. É também uma área em constante crescimento, com boas perspectivas para a carreira. Em entrevista ao UNISAL News, a Prof.ª Fernanda Mota Rocha, Coordenadora do Curso de Enfermagem do UNISAL, falou sobre a área, a evolução da profissão e as oportunidades para os graduados.

UNISAL NEWS – Como você descreveria a evolução da carreira de Enfermagem ao longo dos anos? Quais foram as principais mudanças e avanços?

Prof.ª Fernanda Mota Rocha – A Enfermagem moderna segue construindo um saber próprio e autônomo, essencial para a saúde da coletividade. A atuação na área possui diferentes dimensões que se complementam; são elas, a dimensão assistencial, gerencial, investigativa, educacional.
A dimensão social perpassa todas elas e fundamenta a enfermeira para que, a partir de uma análise crítica, compreenda as necessidades de saúde da população e atue de forma significativa no âmbito individual e coletivo.
Dessa forma, a profissionalização da Enfermagem e sua solidificação como ciência acompanha os avanços e as necessidades da sociedade, sendo fundamental para um cuidado integral em saúde, com uma prática baseada em evidências. O avanço da área acontece tanto na apropriação do uso de tecnologias quanto no reconhecimento da complexidade de uma prática baseada no vínculo, na confiança e empatia.

UNISAL NEWS – Quais são as habilidades e características essenciais que um enfermeiro deve possuir para ter sucesso na profissão?

Prof.ª Fernanda – O sucesso desse profissional está relacionado ao impacto positivo do seu trabalho na vida do indivíduo ou coletividade e isso pode acontecer de forma direta ou indireta. As habilidades essenciais podem ser diferentes dependendo do campo de atuação do profissional, amplo na nossa área, mas algumas características se destacam, como capacidade para o trabalho interprofissional, o raciocínio crítico, reflexivo, estar atualizado e ser empático. A partir dessas características, é possível desenvolver habilidades fundamentais para o trabalho do enfermeiro. Vale ressaltar que esse profissional pode atuar na prevenção de doenças e agravos, promoção da saúde, tratamento e reabilitação, em diferentes contextos, portanto, possui diversas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

UNISAL NEWS – Como a demanda por profissionais de Enfermagem tem evoluído nos últimos anos, considerando especialmente o cenário atual de saúde global?

Prof.ª Fernanda – O avanço da Enfermagem, ao longo da história, está relacionado à necessidade da sociedade, sobretudo em situações de catástrofes, como a vivenciada em guerras e mais recentemente durante a pandemia da Covid-19. A demanda por profissionais qualificados existe em todas as dimensões, da pesquisa à assistência direta. O saber próprio do enfermeiro é fundamental para que haja saúde, sobretudo quando entendida de forma ampliada, como é a definição da OMS (Organização Mundial de Saúde), em que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas compreende o bem-estar físico, mental e social.

UNISAL News – Quais são as áreas especializadas em Enfermagem que estão em ascensão e oferecem oportunidades promissoras para os graduados?

Prof.ª Fernanda – O enfermeiro tem possibilidade de atuar em diferentes setores e se especializar em diferentes áreas, seja por meio dos cursos de especialização ou residências profissionais; para quem prefere a área acadêmica pode realizar licenciatura, mestrado e doutorado. São exemplos de especializações: obstetrícia, urgência e emergência, saúde da família, pediatria e neonatologia, enfermagem do trabalho, oncologia, psiquiatria, auditoria, gestão, dentre tantas outras áreas promissoras.

Para conhecer mais sobre o curso de Graduação em Enfermagem, acesse: https://unisal.br/cursos-graduacao-v-2/enfermagem

Fernanda Mota Rocha possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2012), Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas.

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL. Foto: arquivo pessoal da Professora Fernanda Mota Rocha.