Equipe do Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL é finalista da etapa regional do Hackathon da NASA 2023
A equipe se classificou entre as 10 melhores da região, entre 450 projetos inscritos.

No mês de outubro, os estudantes envolvidos no Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL Unidade Campinas participaram da edição do Space Apps, o hackathon da NASA. O evento ocorreu no Laboratório Plasma, localizado no Instituto de Física da Unicamp, nos dias 7 e 8 de outubro.

O Space Apps, promovido pela NASA, tem como propósito inspirar comunidades locais a unirem forças, pensarem intensamente e criarem soluções para problemas cruciais. A cada ano, milhares de participantes em todo o mundo se reúnem para um sprint de 48 horas, utilizando dados de código aberto da NASA. Tecnólogos, cientistas, designers, empreendedores, artistas e outros colaboradores se unem para abordar desafios urgentes tanto na Terra quanto no espaço. Em 2023, o Space Apps registrou mais de 50.000 inscrições globalmente.

A equipe, composta por estudantes do curso de Engenharia da Computação do campus São José (Matheus da Costa Sales, Matheus Andreoli Vieira, Gabriel Neves Araújo), a professora Aparecida Carbone, e dois membros externos (Leonardo Miranda Nunciaroni/ SENAC e Eliane Regina Soares Hirano), uniu esforços durante o fim de semana para propor soluções inovadoras para desafios apresentados no International Space Apps Challenge da NASA.

Denominada “Water Counter Alliance”, a equipe busca criar uma aliança global para conscientização sobre a importância da preservação da água em nosso planeta.

Para otimizar as experiências individuais dos membros, todas as informações foram sistematizadas em um quadro negro, permitindo que a equipe compreendesse suas atividades e a magnitude do trabalho conjunto. Essa abordagem permitiu que os estudantes se destacassem como protagonistas do evento, uma característica distintiva de sua abordagem educacional.

Com tarefas definidas, o time dedicou-se à sistematização e criação de um aplicativo. A ideia inicial seria apresentada por meio de um pitch de 30 segundos, revelando um aplicativo que reúne informações de georreferenciamento, características de pluviosidade e umidade de uma determinada região para gerar alertas de risco de deslizamento via celular.

Para garantir a compreensão total da proposta pelos avaliadores cientistas da NASA, todo o texto da proposta foi redigido em inglês. Num sprint de 48 horas, os participantes experimentaram a verdadeira essência do trabalho em equipe, resultando em uma solução inovadora e no fortalecimento do sentimento de colaboração.

Texto e fotos: Com informações da Professora Aparecida Carbone, Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Unidade Campinas e Docente dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.