UNISAL sedia processo seletivo para Conselheiro Tutelar do município de Lorena

No sábado, 5 de agosto, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, sediou a prova do Processo Seletivo para Conselheiro Tutelar (gestão 2024–2027) do município. Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lorena (SP), o processo elegerá 5 (cinco) conselheiros tutelares titulares e 5 (cinco) conselheiros tutelares suplentes, com mandato de 4 anos.

Garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados é a principal missão dos conselheiros tutelares, considerados essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil. Os conselheiros são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual.

Além da prova escrita, foi realizada no dia 22/07/2023 uma capacitação dos candidatos com a coordenadora do curso de Psicologia, Professora Márcia Rubez. A temática foi pensada no contexto das habilidades socioemocionais necessárias para o papel do conselheiro.

O coordenador da extensão universitária da Unidade Lorena, Prof. Mateus Gomes, destaca que Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na defesa e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes no município. “Para o UNISAL, fazer parte desse processo seletivo é motivo de orgulho por promover ações de cidadania para formação de nossa comunidade.”.

Confira neste link o gabarito da prova.

Acesse aqui a Lista Classificatória da prova escrita.

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL com informações do Professor Mateus Gomes, da Unidade Lorena.