UNISAL realiza abertura oficial do 2º semestre letivo de 2023

Na noite da segunda-feira, 31 de julho, aconteceu a abertura do 2º semestre acadêmico de 2023 do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL.

A atividade aconteceu simultaneamente, no formato híbrido, nas Unidades Americana, Campinas, Lorena e Piracicaba. Participaram coordenadores de cursos, professores e colaboradores técnico-administrativos, além dos coordenadores da Missão Institucional de cada campus e membros da Reitoria.

No Campus Maria Auxiliadora, no formato presencial e com transmissão on-line para os demais campi, o evento começou com a oração inicial e acolhida conduzida por Robert Nascimento, da Pastoral e Extensão Universitária da Unidade Americana.

Em seguida, Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, SDB, reitor do UNISAL, e Gerente da Unidade Americana, apresentou um panorama dos últimos resultados alcançados pela instituição, destacando a transição de matrizes curriculares (2019 para 2023). Entre os pontos de destaque apresentados, o reitor enfatizou o aumento da frequência dos alunos na Biblioteca; a presença dos alunos nos campi nos dias de apresentação dos projetos integradores e a redução da proporção de dependências e reprovações de 30% do total de alunos veteranos para 3% de retidos no módulo da matriz 2023.

Também foram abordados alguns dos principais resultados e perspectivas da avaliação institucional do 1º semestre, bem como as conclusões apuradas nas reuniões de direção e coordenação, e as informações apresentadas pelos alunos em seu dia-a-dia nos campi do UNISAL.

“Estamos em um processo de construção de projetos, com acertos e erros, pois não existe uma receita pronta. A comunidade de aprendizagem é formada por uma construção coletiva e conjunta, que nos permitirá embarcar em uma jornada muito importante”, comentou Padre Sérgio.

Na sequência, a Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, também saudou a comunidade de aprendizagem, parabenizando o empenho e a dedicação de todos. “Evoluímos bastante em toda a nossa caminhada acadêmica; estamos muito orgulhosos de todos vocês, professores, coordenadores e colaboradores. A avaliação institucional mostra que estamos no caminho certo e sempre com pontos a serem melhorados”.

A Pró reitora enfatizou as demais atividades que acontecerão ao longo desta semana, como o planejamento acadêmico no qual os docentes farão junto às coordenações dos cursos e o envio da agenda do professor. Destacou ainda o programa de formação de professores e tutores que acontece em formato presencial em cada Unidade, entre os dias 1 e  3 de agosto, e finalizando no formato remoto na sexta-feira, 4 de agosto.

A toda à comunidade de aprendizagem um 2º semestre letivo muito produtivo e abençoado!

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL.

Fotos: Vaníria Felippe, da Unidade Americana, Klaus Werner, da Unidade Campinas e André L. Ortiz e Gustavo das Chagas, da Unidade Lorena.