20ª Mostra de Responsabilidade Social do UNISAL
20ª Mostra de Responsabilidade Social do UNISAL
Seguindo a tradição, o tema da Mostra nesta oportunidade foi inspirado na Campanha da Fraternidade 2023.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL celebrou mais uma edição da tradicional Mostra de Responsabilidade Social, que teve início na Unidade Americana. Ao longo das décadas deste projeto, mais de 1.000 trabalhos foram apresentados, promovendo a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da Responsabilidade Social, com base na dignidade da pessoa humana e no bem comum.

Seguindo a tradição, o tema da Mostra nesta oportunidade foi inspirado na Campanha da Fraternidade 2023: “Você tem fome do quê? A Responsabilidade Social e o seu compromisso com os direitos fundamentais do ser humano”. Na missão educacional e identidade institucional do UNISAL, é um pré-requisito que nossos alunos estejam envolvidos e preocupados com essas questões de mudança social.

Realizada em 25 de maio, a Mostra aconteceu simultaneamente nas cidades de Americana, Campinas e Lorena, nos campi do UNISAL. Em Americana, houve a participação dos alunos de diversos cursos, que tiveram a oportunidade de prestigiar cinco apresentações com abordagens distintas e todas carregadas de carisma e compromisso social.

A noite começou com uma apresentação cultural realizada pelas crianças e adolescentes da Obra Social Casa de Dom Bosco, abordando a questão do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Em seguida, o Professor Ir. Vitor Aladic de Melo, Coordenador da Missão Institucional, proferiu um discurso reflexivo sobre “Uma pedagogia para a vida: a dignidade do jovem”.

Logo depois, o professor Robert Soares do Nascimento trouxe uma análise sobre “O histórico da presença do Ensino Superior Salesiano em Americana e sua contribuição para a responsabilidade social”.

As intervenções seguintes, do terceiro ao quinto momento, exploraram a Responsabilidade Social do UNISAL – Unidade Americana por meio de diferentes ações. A primeira delas foi apresentada pela Prof.ª Marcia Calixto, do curso de Psicologia, e pelas alunas Anna Júlia Girardi e Maria Antonia Bonfante, que discorreram sobre o trabalho realizado pelo Serviço de Psicologia Aplicada – SPA.

Na sequência, os alunos de Direito Michel Zaia, Vinicius Amorim e o Sr. Dorival Martins (do Tribunal de Justiça de São Paulo) abordaram a atuação jurídica por meio do CEJUSC e Juizado Especial. Por fim, o Prof. Fabrizio Racanelli, do curso de Publicidade e Propaganda, apresentou a ação do Cine Club Estação.

Essas apresentações, apoiadas por dados e imagens, ilustraram ao público o impacto da ação educativa que considera o aspecto social. Mais uma vez, o UNISAL demonstrou sua constante preocupação em pensar no bem-estar social de forma responsável, envolvendo diretamente seus alunos.

Texto: Professor Robert do Nascimento, UNISAL Unidade Americana.

Fotos: Leonardo Ribeiro, UNISAL Unidade Americana.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Aconteceu! Alunos do UNISAL visitaram Grupo Petrópolis

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro