Psicologia

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h30

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Noturno: R$ 1.034,00; Noturno (Licenciatura): R$ 1.141,00

  5. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 702 de 18.12.13 Publ. em 19.12.13

Sobre

O curso de Psicologia do UNISAL conta com uma concepção inovadora que garante uma formação aprofundada nas principais abordagens da Psicologia. O curso recebeu conceito 4 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação em 2012, conceito quase máximo que confirma a tradição, a seriedade, o empenho e a excelência que o curso de Psicologia do UNISAL apresenta.

Psicologia em Lorena

Desde sua fundação em 1969, o Curso de Psicologia forma psicólogos com ética, competência e humanidade. Foi o segundo curso a funcionar no interior do Estado de São Paulo e pioneiro no Vale do Paraíba, completando mais de 40 anos de existência.

Objetivo

O curso de Psicologia do UNISAL – Lorena tem como objetivo geral garantir ao aluno uma formação Generalista, de identificação e visão crítica dos processos básicos, teorias e sistemas integrados às competências e habilidades que constituem o perfil do psicólogo brasileiro, sempre articulado aos novos conhecimentos e informações advindas das diferentes áreas do saber ; bem como uma formação Humanista, de inserção no contexto teórico e prático de sua atividade profissional, de forma a garantir o pleno desenvolvimento dos seres humanos com os quais atua, respeitando sua dignidade, sua diferença e sua liberdade.

Área de Atuação

O mercado de trabalho do psicólogo brasileiro ampliou-se significativamente nas últimas décadas para novas áreas de atuação: sáude, meio ambiente, trânsito, hospitalar, violência, comunitária, além das tradicionais práticas em clínica, educação e organizações. Na perspectiva das necessidades e desafios regionais, o mercado de trabalho para os psicólogos formados pelo UNISAL – Lorena volta-se particularmente para as áreas de educação, saúde, comunidade, com uma certa projeção no campo das organizações empresariais. Destaca-se, particularmente, a atividade de atendimento clínico individualizado.

Perfil do Egresso

 Os psicólogos graduados pelo UNISAL Lorena devem, ao final do curso, apresentar o seguinte perfil: formação democrática e humana comprometida com os problemas sociais e com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade do ser humano; formação sólida embasada em princípios éticos e científicos; capacidade de intervenção e ação fundamentadas na ética frente a realidade que se lhes apresenta; capacidade de contribuir com seus conhecimentos e práticas para a construção da Psicologia enquanto ciência e profissão; capacidade de utilizar a prática como método de reformulação teórica e profissional; capacidade de recorrer a métodos e técnicas da Psicologia para análise de situações e contextos específicos, de modo a intervir eficientemente na realidade; capacidade de atuar em equipes multiprofissionais e colaborar com profissionais de áreas afins; compromisso com o aprimoramento profissional e científico de forma sistemática e continuada.

O UNISAL mantém o Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, uma forma de fortalecer os laços aqui formados, em vários aspectos. Clique aqui e conheça o Programa!

Estrutura Curricular

A proposta do curso de Psicologia do Centro UNISAL – U.E. de Lorena, fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia, traz em sua essência a flexibilidade de estrutura, possibilitando responder com agilidade às transformações científicas, tecnológicas e metodológicas. Os alunos, além da formação do núcleo básico (três primeiros anos do curso), são direcionados para a opção em três ênfases (os dois últimos anos do curso): Educação e Compromisso Social, Saúde Mental e Prevenção, Práticas Clínicas. O ensino orienta-se pela distribuição de disciplinas em eixos estruturantes, pela clareza de conteúdo teórico e atividades práticas que subsidiam a construção de projetos educacionais definidos e hierarquizados nesses eixos. Incentiva-se também o desenvolvimento de práticas supervisionadas voltadas para o contato imediato com a realidade profissional (prática dos estágios supervisionados, nível básico e profissionalizante). Com isso pretende-se enfatizar a competência e independência do estudante, para além da sala de aula e da dependência  exclusiva do professor.

Corpo Docente

Projetos

 O Curso promove diversas atividades:

  •  Atividades práticas em Psicologia desde o 1º Ano do curso;
  • Espaço do SPA – Serviço de Psicologia Aplicada – para a realização dos estágios clínicos e supervisões de estágio – veja mais;
  • Espaço da Brinquedoteca Psicopedagógica credenciada na ABBRI (Associação Brasileira de Brinquedotecas) para atendimento, pesquisa e atividades de extensão;
  • Prática no Laboratório de Avaliação Psicológica – LAP – veja mais, Laboratório de Observação e Experimentação;
  • Prática no Laboratório de Estudos e Pesquisas e Iniciação Científica – LEP – veja mais;
  • Estágios:
    3º Ano (Estágio Básico e Estágio de Licenciatura: Prática de Ensino);
    4º e 5º Anos (Formação de Psicólogo), estágio supervisionado em 3 ênfases curriculares: Práticas Clínicas, Educação e Compromisso Social e Saúde Mental e Prevenção;
  • Convênio com mais de 160 institiuições e empresas para estágios;
  • Evento “Psicologia na Praça”, sempre no Dia do Psicólogo (27 de agosto), possibilitando um intercâmbio direto com a comunidade;
  • Realização da Jornada de Psicologia, de cursos de extensão, palestras, simpósios, mesas redondas com renomados profissionais da área e de áreas afins;
  • Visitas técnicas a instituições, congressos de interesse para a Psicologia;
  • Grupos de pesquisas cadastrados junto ao CNPq.

Emprego e Estágio

Os estágios obrigatórios têm por principais metas, a interação, a pesquisa e intervenção psicológica, junto a ambientes onde o psicólogo poderá atuar.  O estágio obrigatório é coordenado pelo Serviço de Psicologia Aplicada (serviço-escola).

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, o currículo do curso de Psicologia inclui a realização de quatro conjuntos de estágios supervisionados: 1) Núcleo Básico; 2) Núcleo Profissionalizante: estágio profissionalizante na modalidade Práticas Clínicas (estágio obrigatório); 3) Núcleo Profissionalizante: estágio profissionalizante na modalidade Educação e Compromisso Social (estágio optativo); 4) Núcleo Profissionalizante: estágio profissionalizante na modalidade Saúde Mental e Prevenção (estágio optativo).

O estágio do Núcleo Básico (num total de 200 horas) deverá ser executado pelos alunos do 3º Ano do curso. O estágio do Núcleo Profissionalizante (totalizando 400 horas ) deverá ser executado pelos alunos de 4º e 5º Anos do curso.

Coordenador do curso:

Profª. Me. Maria Aparecida Felix Do Amaral E Silva
curso.psicologia@lo.unisal.br