O Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, marcou presença do 8º Congresso Internacional de Direitos Humanos. O evento foi organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Silva Henríquez, em parceria com o UNISAL, e aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto de 2024, na cidade de Santiago, Chile. O tema deste ano foi: “O estado atual dos Direitos Humanos”, e o congresso contou com a participação de especialistas em quatro sessões plenárias:
Plenária I: Crime organizado, corrupção e direitos humanos;
Plenária II: Empresas e Direitos Humanos: sustentabilidade do investimento;
Plenária III: Crise humanitária e direitos humanos;
Plenária IV: Gênero, feminismo e diversidades.
A participação no congresso foi gratuita, e nossos alunos e corpo docente participaram presencialmente e on-line.
Confira os registros gerais da participação do UNISAL no evento:
Projeto de Iniciação Tecnológica foi apresentado, presencialmente, pelo estudante do curso de Engenharia da Computação, Mateus Quitério José Marques
O projeto apresentou a prospecção de Tecnologias de Transmissão de fala e verbalização de texto para a melhoria na comunicação de pessoas portadoras de deficiência auditivas e visuais e foi desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia da Computação do UNISAL Americana e Campinas (Eduardo Franco, Gustavo Cantador, Gustavo Meira, Mateus Marques).
A ação foi orientada pelo coordenador acadêmico, o Prof. Dr. Sérgio Yoshioka e de acordo com o professor o projeto tem como objetivo desenvolver uma aplicação direta na qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva e visual, facilitando a comunicação e promovendo uma maior integração social. A solução proposta pelos alunos contribui diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – que trata de educação de qualidade e está entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em setembro de 2015 – e promove uma Educação mais inclusiva e equitativa, na busca da redução de desigualdades.
De acordo com o Prof. Sérgio Yoshioka o projeto proporciona “mais autonomia, igualdade e participação ativa em ambientes educacionais e profissionais para pessoas com deficiências, ajudando a construir uma sociedade mais justa e acessível”, considerou.