53° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e o VIII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia será realizado de 15 a 18 de setembro em Campinas
O Centro Universitário Salesiano – UNISAL celebra mais uma conquista acadêmica com a participação do professor Sergio Yoshioka, coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no 53° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e VIII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (COBENGE 2025). O evento, considerado o mais relevante fórum nacional sobre formação e exercício profissional em Engenharia, será realizado de 15 a 18 de setembro de 2025, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em formato presencial.
Organizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), o COBENGE é realizado anualmente desde 1973 e reúne educadores, pesquisadores e profissionais da área para discutir os rumos da formação em Engenharia no Brasil e no mundo.
Projeto da SWE UNISAL Campinas reforça os valores salesianos e transforma o cenário acadêmico
O artigo aceito para apresentação no COBENGE 2025 destaca a implantação da primeira filial universitária da Society of Women Engineers (SWE) no Estado de São Paulo: a SWE UNISAL Campinas. Intitulado “Inclusão e protagonismo feminino na Engenharia: relato da implantação da 1ª Filial Universitária do Estado de São Paulo (SWE Campinas) como ferramenta de transformação educacional e social”, o trabalho reforça o compromisso do UNISAL com a formação integral, a ética e a promoção da equidade de gênero no ambiente acadêmico e profissional.
A iniciativa da SWE UNISAL Campinas representa um marco na trajetória institucional do UNISAL, ao fomentar espaços de protagonismo feminino em áreas historicamente masculinas, como a Engenharia. A proposta vai ao encontro dos valores salesianos, que priorizam a excelência acadêmica, o desenvolvimento humano e a responsabilidade social.
“A criação da filial universitária da SWE no UNISAL é um passo importante para ampliar a representatividade feminina na Tecnologia e nas Engenharias e promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade. Trata-se de uma ação que transcende o ambiente acadêmico e contribui para a transformação da sociedade”. – destacou o professor
A participação no COBENGE 2025 reforça o papel do UNISAL como instituição comprometida com a inovação educacional e com a formação de profissionais éticos, críticos e preparados para os desafios contemporâneos. Além disso, evidencia a qualidade dos cursos de Engenharia e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que seguem alinhados às demandas do mercado e às diretrizes da educação superior.