Evento reuniu alunos do Curso de Educação Física e atletas da Adapte Lorena em uma ação que promove integração, diversidade e esporte adaptado
Os estudantes do 4º período do Curso de Educação Física do UNISAL Lorena realizaram, na quadra do Colégio São Joaquim, o II Festival de Atividade Física Adaptada.
A ação, marcada pela inclusão e integração, aproximou a comunidade acadêmica do universo do esporte adaptado, evidenciando a importância da diversidade e da acessibilidade.
O festival contou com a presença de 24 alunos do UNISAL e 20 atletas da Adapte Lorena, associação sem fins lucrativos que incentiva a inclusão por meio do bem-estar físico, mental e social. Pais e responsáveis também participaram, ampliando o alcance comunitário da iniciativa.
Projeto Integrador e experiências práticas

A atividade integrou o Produto Final do Projeto Integrador, permitindo aos estudantes aplicar conteúdos relacionados à inclusão e adaptação de atividades físicas para pessoas com deficiência. Além do festival, o projeto envolveu:
- Três encontros semanais com os atletas, para oficinas de esporte adaptado;
- Visita técnica ao Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.
Todas as ações foram supervisionadas pelo professor responsáve, Prof. Me. Rafael Espíndola.
Para o coordenador do curso, Prof. Dr. Marcelo Guimarães, o festival reafirma o impacto da Educação Física na vida das pessoas:
“O festival também reafirma a importância da aprendizagem mútua, impulsionada pelo entusiasmo e dedicação de todos, além disso, evidencia o papel transformador da Educação Física na construção de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva.”
Já o Prof. Me. Rafael Espíndola destaca o compromisso do UNISAL com a formação integral:
“É essencial romper os muros acadêmicos e promover saúde, qualidade de vida e inclusão social, tendo o esporte como protagonista.”
Parceria que fortalece vínculos
A colaboração com a Adapte Lorena reforça o papel do UNISAL em projetos comunitários que utilizam o esporte como ferramenta de cidadania, estreitando laços entre a instituição e a sociedade.



