A Unidade Americana do UNISAL deu um passo importante em direção à sustentabilidade ao substituir copos descartáveis por copos de fibra de bambu. A iniciativa, alinhada aos pilares ESG (ambiental, social e de governança), visa reduzir o impacto ambiental da Instituição e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da preservação do meio ambiente.
A decisão foi tomada após se observar que os colaboradores já utilizavam garrafas de água individuais. A partir disso, a Unidade optou por oferecer copos de fibra de bambu personalizados com o logo da Instituição, substituindo gradativamente os copos plásticos.
A substituição foi iniciada em 23 de fevereiro de 2024, durante a comemoração dos aniversariantes do mês e a comunidade acadêmica acolheu a iniciativa de forma positiva. O material do novo copo é biodegradável e compostável e se decompõe em cerca de 6 meses a 1 ano, em contraste com os 250 a 400 anos que um copo plástico leva para se decompor.
A mudança visa alcançar os três pilares da sustentabilidade:
- Ambiental: reduzir a quantidade de copos descartáveis gerados, diminuindo o impacto ambiental e a poluição.
- Social: conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis.
- Governança: demonstrar o compromisso do UNISAL com a sustentabilidade e com a responsabilidade social.
Há ainda outras ações de sustentabilidade que já acontecem no campus Maria Auxiliadora em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental. São elas:
- Reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, papel, vidro, metal e plástico;
- Campanhas de coleta de lacres e tampinhas;
- Plantio de árvores;
- Palestras de conscientização ambiental.
Com o copo foi entregue um folheto explicativo, com uma história em quadrinhos, sobre as ações que impactam negativamente o planeta. Clique aqui para acessar.
Texto: Com informações de Vaníria Tozzato, Assistente de Gerência e Jéssica Lima, Assistente da Pastoral Universitária, do UNISAL Unidade Americana.