No dia 27 de agosto alunos dos cursos de Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Produção e Engenharia Civil, do UNISAL Americana puderam conhecer um pouco mais sobre pesquisas de alto padrão na área de nanofabricação de materiais. Para isso, contaram com a experiência do Engenheiro convidado, Davi Camargo, pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), localizado no CNPEM, em Campinas/SP.
Além de trazer a conhecimento da plateia os processos de fabricação e pesquisa científica na área, Davi Camargo compartilhou também passagens sobre a sua própria trajetória profissional. O engenheiro é egresso do curso de Engenharia de Automação e Controle do UNISAL Americana e, ao concluí-lo, optou por seguir para o mestrado e, depois, iniciar na área de pesquisa. O engenheiro revelou para os alunos o quanto aprendeu sendo monitor de disciplinas, realizando projetos de Iniciação Científica e motivou a todos a aproveitarem as oportunidades nestas áreas. Também salientou a importância de futuros profissionais de Engenharia trabalharem com equipes multidisciplinares, pois é isso, segundo o engenheiro, que permitirá a criação de soluções assertivas para os desafios às melhorias de materiais, processos e da vida em sociedade.
Representados pelo Professor Marcorin, todos os professores das Engenharias do UNISAL Americana saudaram o convidado pela experiência compartilhada e pelas lembranças deixadas no Campus Maria Auxiliadora; o Professor Lino Valdenebro, coordenador dos cursos de Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Produção e Engenharia Civil, salientou que é fundamental aos alunos obterem a oportunidade de visualizar como seguir na trajetória profissional, após a conclusão do curso e como devem prosseguir, durante a graduação, ao buscar oportunidades que trarão diferenciais profissionais qualitativos e relevantes. O professor relembrou também que a pesquisa científica é uma frente importante para o desenvolvimento nacional que sempre demandará das contribuições das Engenharias.