UNISAL Americana realiza mesa-redonda sobre o Mês das Mulheres e o Dia da Água

No último dia 6 de março, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, promoveu uma mesa-redonda que marcou a convergência de duas temáticas fundamentais: o Mês das Mulheres e o Dia da Água. O evento reuniu representantes dos Núcleos de Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos e Núcleo de Formação Geral.

A iniciativa nasceu da ideia central de explorar a interseção entre os movimentos femininos e as ações de preservação dos recursos hídricos, sob o inspirador mote “Mulheres são como águas, crescem quando se encontram”. O objetivo foi refletir sobre a importância desses movimentos e, especialmente, destacar o papel das mulheres na valorização e preservação da água.

Durante o evento, foi apresentada a publicação “Mulheres pela Água“, disponível gratuitamente aqui, que retrata as trajetórias de 30 mulheres de diversos estados brasileiros dedicadas à valorização dos recursos hídricos. A publicação destaca a habilidade dessas mulheres para articular, dialogar e disseminar ações de cuidado bem-sucedidas, evidenciando o protagonismo feminino nos movimentos sociais e nas questões ambientais.

Destacando o tema da água, as palestrantes Carina Maria Giorgetti Betarelli, Coordenadora de Engenharia da BRK Ambiental, e a Prof.ª Ana Caroline Nascimento, do UNISAL, trouxeram experiências valiosas. Carina, ex-aluna do UNISAL, compartilhou sua trajetória na Engenharia Ambiental e tecnologia em Saneamento Ambiental e Controle Ambiental pela Unicamp, discutindo a importância do saneamento básico na vida das mulheres. A Prof.ª Ana Caroline Nascimento, representante do UNISAL no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Americana, abordou a diversidade de gênero nas organizações, explorando os desafios e a falta de valorização enfrentados por profissionais mulheres.

Giulia Rebeca, aluna do 4° semestre de Engenharia de Automação e membro do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais, compartilhou seu entusiasmo em relação ao evento, destacando a impactante apresentação de Carina sobre saneamento básico e os reflexos na vida das mulheres. Giulia também ressaltou a clareza com que Ana abordou as dificuldades enfrentadas pelas profissionais mulheres e a importância da equidade e valorização no ambiente de trabalho.

Texto: Com informações de Jéssica Lima, da Unidade Americana. Fotos: Leonardo Souza, da Unidade Americana.