UNISAL Americana promove ações de conscientização no Outubro Rosa
UNISAL Americana promove ações de conscientização no Outubro Rosa

Ações tiveram objetivo de incentivar o autocuidado e a prevenção do câncer de mama

Em alusão ao Outubro Rosa, o UNISAL Americana realizou uma série de ações voltadas à valorização do autocuidado como prática essencial na prevenção ao câncer de mama. A iniciativa foi conduzida pela Pastoral da Universidade, a PdU, pela Professora Dra. Silvia Helena Valente e pelo marketing da instituição.

Entre as atividades desenvolvidas, destacaram-se a produção e divulgação de um vídeo especial no Instagram e a realização de uma aula de automaquiagem. Este momento foi pensado como um espaço de troca, acolhimento e celebração da beleza, reforçando a importância do cuidado pessoal.

“A aula de automaquiagem foi um momento de troca, de celebração da beleza, de autocuidado, até porque, o autocuidado é um ato de permissão. Se cuidar, olhar para o corpo, prestar atenção nos detalhes também faz parte da prevenção”, enfatiza a Assessora da Pastoral do UNISAL Americana, Jéssica Lima

A proposta central da campanha foi evidenciar que o ato de cuidar de si é também um gesto de prevenção. Além da aula, nesta sexta-feira, 24, todas as colaboradas e colaboradores da unidade foram convidados a vestir uma peça de roupa ROSA e foram instruídos sobre a importância dos exames preventivos e também, sobre cuidados básicos com a saúde durante a vida.

Um movimento global pela saúde da mulher

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, que teve início nos Estados Unidos na década de 1990. A iniciativa ganhou visibilidade quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990. Desde então, o símbolo se tornou mundialmente reconhecido como um alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença.

No Brasil, a primeira ação oficial aconteceu em 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, marcando o início de uma mobilização que se fortalece a cada ano. A campanha busca informar, sensibilizar e incentivar práticas de cuidado com a saúde feminina.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 73 mil novos casos de câncer de mama são registrados anualmente no país. Embora seja uma doença grave, há formas de prevenção que podem reduzir significativamente os riscos. A adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física são aliadas importantes na luta contra o câncer.

A recomendação médica é clara: mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografias de rotina, exame fundamental para a detecção precoce da doença. Além disso, é essencial que todas as mulheres estejam atentas às alterações em suas mamas e busquem orientação profissional sempre que necessário.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro