Society of Women Engineers é uma associação dedicada a inspirar, apoiar e desenvolver mulheres e traz um avanço importante para o protagonismo feminino na unidade
Um avanço importante para o protagonismo feminino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) ocorreu no Centro Universitário Salesiano, UNISAL, unidade de Americana. Durante a Semana de Engenharia, realizada entre 25 e 29 de agosto, foi anunciada a criação da filial universitária SWE UNISAL Americana.
Com 75 anos de história, a SWE – Society of Women Engineers é uma associação dedicada a inspirar, apoiar e desenvolver mulheres em STEM. Trazer essa iniciativa para o UNISAL representa um passo importante na construção de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para as estudantes da área tecnológica.
Segundo o professor Sergio Yoshioka, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o projeto em Americana foi inspirado na SWE UNISAL Campinas.
“Nosso objetivo é ampliar o ingresso de mulheres nos cursos de tecnologia e promover sua participação ativa e protagonista. A iniciativa conta com o apoio da SWE RMC (Região Metropolitana de Campinas) e da SWE Brasil”, enfatizou.
De acordo com o professor Yoshioka, em 2022, o UNISAL promoveu o Fórum Mulheres na Tecnologia, que contou com a presença de profissionais renomadas, como Leticia Aveline (John Deere), Catia Ferreira (GM), Tatiana Gabriela Silva (Amazon), Leticia Giolli e Danielle Cardoso Dias (CI&T). A partir desse evento, surgiu o incentivo para que alunas fundassem a filial universitária, fortalecendo o protagonismo feminino por meio de atividades como visitas técnicas, workshops e capacitações.
Em Campinas, o projeto chegou a ser finalista entre os três melhores do 24º Prêmio Nacional de Inovação no Ensino Superior, na categoria Educador.
“Esse projeto é uma forma de lembrar minha mãe e minha filha, que não estão mais presentes. Ver o protagonismo das mulheres crescendo com a criação da filial em Americana é emocionante”, concluiu.
A estudante de Engenharia Gabriela Stringasci, presidente da SWE UNISAL Americana, reforça que o propósito da iniciativa é atrair e incentivar mulheres.
“Queremos promover o sentimento de pertencimento. Vamos organizar grupos de estudo, eventos e palestras com mulheres de destaque na área, criando espaços de troca, aprendizado e fortalecimento da rede feminina na engenharia”, conta.
Além de Gabriela, a fundação da SWE UNISAL Americana é composta pelas alunas Joana Martins Braga e Rhaissa Rodrigues. A iniciativa é mais do que uma conquista institucional — é um movimento que valoriza a diversidade, promove a equidade e inspira futuras gerações de mulheres a explorarem as áreas de engenharia e tecnologia.

