Prouni 2022: saiba como se inscrever e concorrer a uma bolsa de estudos de até 100%
Encerram-se nesta sexta-feira, 25, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2022.  O candidato deve se inscrever em: http://prouniportal.mec.gov.br/.

Programa oferece bolsas de 50% ou 100% em universidades privadas de todo o país. Este ano, os candidatos poderão usar a nota de 2020 e 2021 do Enem

Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste primeiro semestre de 2022 serão ofertadas 273 mil bolsas de estudo em 91 mil instituições de ensino superior privadas. Essa quantidade é dividida entre bolsas parciais (50%) e integrais (100%).

Durante o período de inscrição, os estudantes podem escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

Para saber quais as bolsas ofertadas por curso, instituição ou município o candidato deverá acessar: https://prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica.

Nesse link, na aba “Procurar por instituição”, digite “Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL” e identifique a disponibilidade das vagas em nossos cursos, por local de oferta.

Quem pode se inscrever?

Podem participar do Prouni todos os estudantes brasileiros que tenham realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos anos 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O candidato não pode ter tirado nota zero na redação.

O programa estipula alguns outros critérios listados abaixo:

• Ter cursado o ensino médio inteiro na rede pública ou como bolsista integral em escolas particulares;
  • Não ter diploma de ensino superior (com exceção dos docentes);
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, desde que concorra a bolsas de estudo em cursos de licenciatura.

O candidato também será avaliado pelos critérios de renda.

Para concorrer a uma bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818).

E para a bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos (de R$ 1.818 a R$ 3.636).

Resultados:

Em 2 de março, o Prouni divulga a lista de candidatos “pré-aprovados”. É o momento em que será preciso comprovar as informações prestadas no ato da inscrição (como a renda familiar per capita e o certificado de conclusão de curso em escola pública, por exemplo).  Isso é feito na instituição de ensino na qual o aluno estudará, entre 3 a 14 de março.

Se você escolheu o UNISAL e foi pré-aprovado pelo MEC deverá acessar o site: http://app.unisal.br/am/areasocial/processoseletivo/prouni/ra.aspescolher a modalidade do curso e preencher todos os dados solicitados.

A segunda chamada acontece entre 21 a 29 de março de 2022.

Caso o candidato não seja aprovado na primeira ou segunda chamada, ainda é possível se inscrever na lista de espera entre os dias 04 e 05 de abril de 2022 e concorrer às bolsas remanescentes do programa.

Nesta fase, a entrega das documentações nas Instituições de Ensino Superior acontece de 08 a 13 de abril de 2022.

Com informações do Portal do MEC (Ministério da Educação).