Projeto Amistad: Oficinas de Língua Portuguesa para os venezuelanos
Projeto Amistad: Oficinas de Língua Portuguesa para os venezuelanos
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, Unidade Lorena, criou o projeto Amistad, com oficinas de Língua Portuguesa para a comunidade venezuelana.

Visando oferecer à comunidade projetos de extensão que atendam às demandas sociais, consolidando o compromisso da Instituição Salesiana de Ensino Superior de alcançar a transformação social, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, criou o projeto Amistad, com oficinas de Língua Portuguesa para a comunidade venezuelana.

A iniciativa surgiu com a necessidade de fazer com o que o UNISAL se tornasse um agente de desenvolvimento e fortalecimento das comunidades venezuelanas locais, auxiliando na sobrevivência digna dessas famílias; na inserção no mercado de trabalho e na sociedade local; no conhecimento da cultura local, no resgate e fortalecimento da cultura nativa desses povos.

As oficinas começaram em novembro de 2021 e encerradas em maio de 2022, com 11 encontros que aconteceram aos sábados. As aulas contaram com o apoio de alunos e ex-alunos do UNISAL, que abraçaram o projeto.

No último, dia 27 de maio, no Salão do Júri na Unidade Lorena aconteceu a formatura dos alunos do Projeto Amistad. Além dos alunos da comunidade venezuelana e os voluntários do projeto, estiverem presentes na cerimônia: Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, SDB, reitor do UNISAL; Prof.ª Dra. Grasiele Nascimento, diretora operacional; Silvia Oliveira, gerente financeiro; Prof. Marcos Corrêa, coordenador da Extensão Universitária da Unidade de Lorena; Prof.ª Dra. Suillan Gonzalez, docente do UNISAL; Maria Aparecida Gomes, vice-presidente da Caritas Diocesana de Lorena (SP).

A escolha do nome Amistad significa a amizade e cooperação entre os povos, e também pela tradução da palavra do espanhol para o português: amizade.

O projeto foi coordenado pela equipe da Pastoral de Universidade da Unidade Lorena.

Colaboração do texto: Kennedy Souza- Pastoral Universitária -UNISAL Lorena.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro