Confira a programação do II Seminário Bens Culturais da Igreja
Confira a programação do II Seminário Bens Culturais da Igreja
Em sua segunda edição, o Seminário ocorre em São Paulo - SP.

O Museu da Obra Salesiana no Brasil – MOSB, em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL e o apoio da Vestes e Ornatos, promove o II Seminário de Bens Culturais da Igreja, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2022. Na sexta-feira, (26) no UNISAL – Campus Pio XI, Lapa e no sábado, (27) no Teatro Grande Otelo, no Campos Elíseos, São Paulo (SP).

Em sua segunda edição, o Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como tema “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”, um convite à reflexão sobre esta temática tão pouco explorada ou mesmo conhecida.

As novas congregações religiosas que chegaram ao Brasil entre os fins do século XIX e meados do século XX foram as responsáveis pelas missões apostólicas, cada uma delas obedecendo às regras específicas de seus fundadores, fazendo com que diversos setores da vida social fossem contemplados, entre eles, os ligados à educação e ao trabalho.

Como reflexo deste novo clima, a arte e a arquitetura respondem às questões ético-estéticas de cada uma destas ordens vindas de diversas partes da Europa.

Temas como educação, trabalho e missão, bem como aqueles em que a arte e arquitetura respondam às questões próprias da arte sacra, a beleza e a contemplação do Divino estarão presentes nos dias do evento.

Público Alvo

Os convidados para esta edição são religiosos, pesquisadores, profissionais das áreas de arquitetura e arquivo, compreendendo a necessidade do estabelecimento do diálogo interdisciplinar, necessário ao trabalho de preservação e conservação dos bens culturais da Igreja, sejam estes produzidos ou custodiados pelas instituições religiosas, mesmo pesquisados por interessados no assunto.

O II Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como missão agregar pessoas interessadas do meio acadêmico, profissional, estudantes e demais interessados, cuja premissa é a troca de informações e geração de conhecimentos que visam a conscientização quanto a proteção e a difusão destes bens, sejam do ponto de vista pastoral quanto patrimônio cultural.

Para aqueles que desejam participar como ouvintes, as inscrições seguem até 20 de agosto de 2022. 

Estudantes, membros de pastoral e comunidades religiosas pagam o valor promocional de R$ 80,00​.

Os certificados do evento serão enviados por e-mail a partir de 1º de setembro de 2022.

Todo o regulamento para a participação, o  edital,  assim  como os modelos para submissão dos trabalhos  estão disponíveis no site: http://www.lo.unisal.br/sistemas/sbci2022/default.aspx

Confira a programação:

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro