Evento aconteceu no colégio Dom Bosco em Americana e reuniu estudantes do curso técnico em Mecatrônica
O INTEGRAMEC 2026, realizado no Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana, reuniu estudantes do 1º ano do curso técnico em Mecatrônica para um momento de formação, inspiração e aproximação com o universo profissional. O evento teve como objetivo apresentar aos jovens o perfil esperado do técnico em formação e as reais demandas do mercado de trabalho atual.
Entre os convidados, o professor mestre Sérgio Yoshioka, coordenador dos cursos de Engenharia e Tecnologia do UNISAL, participou como palestrante, compartilhando sua experiência e trajetória na área da tecnologia. Sua fala contribuiu para ampliar a visão dos estudantes sobre os desafios e as transformações da profissão, reforçando a importância da preparação contínua.
Para o professor, a recepção dos alunos foi um destaque especial.
“Foi muito gratificante pela plateia prestar muita atenção, ninguém utilizando celular, demonstrando o interesse. Após a palestra, os estudantes continuaram a conversar comigo por mais 30 minutos sobre a carreira, o impacto da IA e a importância de desenvolver competências e habilidades chamadas de soft skills, como comunicação, inteligência emocional e empatia, lifelong learning, trabalho em equipe, liderança, criatividade, inovação e capacidade de análise crítica e percepção de contexto (visão sistêmica)”, afirmou.
Ao abordar as exigências do mercado de trabalho, Yoshioka reforçou a necessidade de atualização permanente:
“É fundamental estar sempre antenado, estudando e desenvolvendo as habilidades que se tornarão, cada vez mais, um diferencial. Em resumo: aprendizado e desenvolvimento contínuo”, ressalta
Preparação para um futuro em constante mudança
O professor também trouxe à reflexão o impacto das rápidas transformações tecnológicas e o papel da Inteligência Artificial no futuro da empregabilidade.
Segundo ele, “é fundamental que os estudantes tenham uma visão mais ampla do tema.
“Eu passei por várias etapas da tecnologia e vivenciei seu impacto na transformação da sociedade, do trabalho e da empregabilidade. As mudanças são rápidas, profissões e atividades mudam rapidamente, muitas já sendo realizadas de forma automática e isso se ampliará ainda mais com a IA. É preciso preparar a mente dos jovens para que, mesmo atuando profissionalmente por muitos anos, mantenham-se atualizados. Quem não se atualizar nesta nova onda da IA terá dificuldades”, ressalta