A Casa Salesiana de Americana teve a posse de um novo diretor geral. O pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do UNISAL, Prof. Pe. Roque Luiz Sibioni, SDB tomou posse na noite de 17 de fevereiro, durante cerimônia especial, que aconteceu na Paróquia São João Bosco do município. Dentro das atribuições da direção estão o acompanhamento da obra salesiana de Americana: o Colégio Salesiano Dom Bosco, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), a Obra Social Casa de Dom Bosco e a Paróquia São João Bosco. A direção acompanha as realizações e organização da obra a partir dos valores e iniciativas éticas, sociais, humanas e religiosas visionados pela Comunidade.
*A primeira casa salesiana no Brasil foi inaugurada no bairro de Santa Rosa em 14 de julho de 1883, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Os sete Salesianos que chefiavam a missão com Padre Luís Lasagna, chegaram à cidade no vapor Orenoque e desembarcaram no cais Pharoux. Em São Paulo, as intenções para a instalação de uma casa salesiana já ocorriam desde o final do ano de 1882, sendo encabeçada pelos Irmãos Vicentinos e Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. O Bispo dirigiu-se ao padre Luís Lasagna pedindo a vinda dos Salesianos para oficiarem a Igreja em construção, em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus e a fundação de um Liceu de Artes, Ofícios e Comércio. Em 1883, ao visitar a cidade, declarou o interesse em tomar conta das duas obras – Igreja e Colégio – e, após acordo de todos e os envolvidos, Padre Luís Lasagna disponibilizou uma fotografia do colégio de Lanzo, na Itália, para que servisse de modelo.
Parte da Igreja foi inaugurada em 1884, no dia 24 de junho, data de lançamento de aniversário e da primeira pedra fundamental. Logo após a inauguração, Padre Luís Lasagna escreveu para Dom Bosco, entre muitas coisas, disse que já estava vendo enormes multidões de alunos a encherem o vasto templo. Em 5 de junho de 1885, os Padres Miguel Borghino, então Diretor do Colégio Santa Rosa, Lourenço Giordano e o Coadjutor João Bologna chegaram a São Paulo, para tomarem posse do colégio paulista, o então Liceu de Artes, Ofícios e Comércio. Em 1886, iniciaram as atividades do colégio. No dia 29 de junho, ingressam os dois primeiros alunos internos, ao fim do ano, já eram 24.
Ainda em 1886, o Liceu recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, que percorreram as dependências do colégio e se mostraram bastante interessados pelo progresso do mesmo.
Nos anos seguintes os salesianos estabeleceram suas residências em:
Lorena-SP (1890 e 1897),
Mato Grosso (1894),
Cachoeira do Campo – MG (1896),
Campinas SP – (1897),
Caxipó da Ponte – MT (1897)
Corumbá – MT (1899)
Salvador – BA (1900)
Jaboatão dos Guararapes (1900)
Rio Grande – RS (1901),
Araras – SP (1901),
Meruri – MT (1901)
Tebaída e Aracaju – SE (1902)
*Fonte: Informações extra sobre as casas salesianas são de propriedade do MOSB.