Pastoral do UNISAL organizou Retiro de Jovens Universitários

Neste último final de semana, dias 14 e 15 de setembro, aconteceu o Retiro de Jovens Universitários do UNISAL, reunindo quase 30 estudantes das unidades de Lorena, Americana e Campinas no Campus Pio XI, em São Paulo. Os retiros fazem parte das ações extras de interatividade social para alunos que gostam das temáticas apresentadas e que escolhem participar destas atividades complementares. De acordo com a coordenação o retiro foi uma oportunidade única para os jovens se desconectarem da rotina e vivenciarem um fim de semana de fé, comunhão e crescimento espiritual.

No retiro de setembro foi abordado o tema: “Vocação e Espiritualidade Cristã”, proporcionando momentos de reflexão e introspecção, incluindo os exercícios simbológicos, que ajudaram os alunos a se reconectarem consigo mesmos e com suas vocações particulares. Para o participante Murilo Maschietto Barbosa, “o retiro foi uma experiência marcante, com momentos profundos de reflexão, especialmente durante o deserto. As palestras foram inspiradoras e compartilhar histórias fortaleceu o sentimento de comunidade.” O evento contou também com a participação dos padres Edson Donizetti, Rafael Galvão e Maurício Miranda, que enriqueceram o encontro com palestras inspiradoras. A participante Maria Silvânia também o considerou “…um mergulho profundo na reflexão sobre vocação e espiritualidade. Um momento marcante foi após a oração do santo terço, onde partilhamos histórias e sentimos a presença de Jesus.”

Para o aluno do campus Maria Auxiliadora em American, Aruã: “Vim compartilhar como foi a minha experiência no retiro do UNISAL. Para mim, foi um momento de esvaziamento, como Madre Tereza de Calcutá ensinava, onde pude me desligar dos problemas diários – trabalho, família, universidade – e focar por um final de semana em mim, especificamente na minha vocação. Foi um tempo adorável de novas amizades, momentos de descontração, formação e, acima de tudo, de encontro com Deus. O momento que mais me marcou foi o terço com os jovens. As histórias compartilhadas foram emocionantes e me conectaram de uma maneira especial. Não trocaria esse final de semana por nada!
Agora, deixo um questionamento para você, jovem leitor: O que você perderia hoje por aceitar Jesus? Pode parecer uma pergunta enviesada, mas reflita: o que você realmente perde ao aceitar Jesus? Na PDU, você pode encontrá-Lo de várias formas, seja no oratório, nas missas, retiros ou no santo terço.”

Maria Luiza Moraes, do 2º semestre de Psicologia no UNISAL, comentou: “No último final de semana, participei do XI Retiro Espiritual para Jovens Universitários, cujo tema foi ‘Vocação e Espiritualidade Cristã’, a convite da Pastoral da Universidade. O retiro ocorreu no Instituto Salesiano Pio XI, no Alto da Lapa, em São Paulo. Desde a chegada, fomos recebidos com um café maravilhoso, e a programação foi seguida à risca, com momentos de reflexão, refeições, dinâmicas e palestras que trouxeram muitos aprendizados. O Pio XI, em meio à correria da capital, é um lugar de paz e aconchego, perfeito para a nossa jornada espiritual. Espiritualmente, consegui me reconectar com Deus e senti Seu agir em cada segundo. Voltei renovada e mais próxima Dele. Fiz amizades, conheci pessoas incríveis e guardo no coração cada segundo dessa experiência maravilhosa.”