Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais de Americana realiza intervenções culturais
Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais de Americana realiza intervenções culturais
As intervenções culturais foram realizadas durante o intervalo das aulas, no campus Maria Auxiliadora.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana em parceria com o Centro Cultural Candeeiro e a União de Negras e Negros pela igualdade (UNEGRO), das cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste (SP), realizou em 13 de maio de 2022, intervenções culturais durante o intervalo das aulas, no campus Maria Auxiliadora.

As ações foram realizadas através do Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais, com apoio da Pastoral Universitária e Coordenação da Missão Institucional (CMI).

“A data de 13 de maio há tempos vem sendo pontuada, sobretudo pelos Movimentos Negros, como uma data que demanda reflexão e não comemoração, inclusive a data foi instituída como Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. A intervenção proposta contou com a fala de Benedito Samuel Barbosa que abordou algumas histórias do povo preto, como a Abolição da Escravatura e a Guerra do Paraguai”, comentou a professora Mayara Coelho, responsável pelo núcleo de educação das relações étnicos –raciais da Unidade.

Segundo a docente, as falas de Mestre Dito, foram articuladas a músicas afro-brasileiras performadas por outros três integrantes dos coletivos: Áurea, Eduarda (Duda) e Marcelo, que além de tambores e outros instrumentos de percussão, também performaram gestos coreográficos de Jongo.

“As intervenções objetivaram sensibilizar a comunidade universitária à afirmação de narrativas diversas e a cultura afro-brasileira”, finalizou.

Texto: Profª Mayara Coelho — Núcleo de educação das relações étnico-raciais.

Fotos: Diretório Acadêmico de Comunicação – UNISAL Americana.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro