UNISAL realiza o III Colóquio de Teologia: o pensamento do teólogo Francisco Catão
O UNISAL, Campus Pio XI, realizou o evento on-line: Colóquio de Teologia: “Traços do pensamento do teólogo Francisco Catão – da cultura do diálogo à cultura do encontro”.

No dia 10 de maio de 2022, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Campus Pio XI, realizou o evento on-line: Colóquio de Teologia: “Traços do pensamento do teólogo Francisco Catão – da cultura do diálogo à cultura do encontro”.

Esta edição do Colóquio contou com a participação de estudantes dos cursos de graduação em Filosofia e Teologia do UNISAL e da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, além de demais participantes da comunidade externa.

As conferências foram conduzidas pelo Prof. Dr. Anderson de Alencar Meneses, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pela Profª. Me. Milena Medeiros e Marques, do UNISAL.

Os docentes, ex-alunos do Professor Francisco Catão – falecido em 07 de maio de 2020 –, explicitaram perspectivas teológicas do pensamento do teólogo, a partir de obras, artigos e conferências realizadas por ele.

Ficou evidente uma notável antropologia teológica, desvinculado da metafísica tradicional, bem como uma teologia do diálogo, cultivados pelo teólogo em questão. Acentuaram, ainda, o grande percurso acadêmico do Professor Catão e sua contribuição com a Igreja do Brasil, particularmente para a formação teológica de religiosos e candidatos ao sacerdócio.

Após o diálogo, os participantes tiveram a oportunidade de conversar, em plenário, com os conferencistas.

Segundo o Professor Antonio Wardison C. Silva, coordenador do curso de Teologia do UNISAL e ex-aluno do Professor Catão, “o evento homenageou um dos maiores teólogos do Brasil, um pensador e professor profícuo, assíduo e sistemático em sua missão de fazer teologia. Nosso curso de Teologia teve a graça de, por mais de 40 anos, contar com a sua maestria em sala de aula. O Professor Catão nos deixou uma valiosa obra, de profundo rigor metodológico e hermenêutico”, finaliza.

Quem foi Francisco Catão?

Um dos grandes nomes da teologia no Brasil, Catão foi um acadêmico, professor e seguidor dos pensamentos de São Tomás de Aquino.

Nascido no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1927, era formado em Ciências Sociais pela PUC-Rio, antes de entrar na vida monástica na Ordem dos Dominicanos.

Fez doutorado em Teologia em Estrasburgo, na França, onde presenciou os debates teológicos sobre o Concílio Vaticano II envolvendo personagens como Karl Rahner, Henri de Lubac, Hans Urs Von Balthasar, e alguns jovens teólogos à época, como Joseph Ratzinger e Hans Küng.

Desde que voltou ao Brasil, no final da década de 1980, tendo retornado à vida laical, passou a lecionar teologia no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Pio XI e na Faculdade de Teologia do Mosteiro de São Bento de São Paulo, sendo titular da cadeira de Patrística, entre outras. Trabalhou também na área de ensino religioso das editoras FTD e Paulinas.

(Com informações do site: https://www.missaosalesiana.org.br/)

Confira como foi o evento no link abaixo:

Texto: Prof. Dr. Antonio Wardison C. Silva.
Fotos: Prof.ª Karen Simões Monteiro

Alunos de Direito do UNISAL Unidade Americana vivenciam mediação judicial de conflitos em matéria empresarial