I.A. na Educação exige políticas que atendam às particularidades do setor, avalia professor do UNISAL que integra Comissão temática do MEC
I.A. na Educação exige políticas que atendam às particularidades do setor, avalia professor do UNISAL que integra Comissão temática do MEC

A integração da Inteligência Artificial I.A. no sistema educacional, exigirá políticas próprias que atendam às particularidades do setor e nesse sentido… “O Ministério da Educação, em alinhamento com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, destinou recursos expressivos, no valor de R$ 817 milhões, para iniciativas que incluem não só a formação de professores, mas também o desenvolvimento de cursos e fomentos à pesquisa em IA.”, pontuou o membro da comissão sobre o tema no MEC, (Ministério da Educação), advogado e professor de Direito, do UNISAL, Dr. Luis Fernando Rabelo Chacon.

Foi aprovado recentemente no Senado o projeto de regulamentação da IA no país e o projeto seguirá ainda para a próxima etapa de apreciação na Câmara dos Deputados. O texto substitutivo, de autoria do senador Eduardo Gomes (PL-TO), tem como base o PL 2.338/2023, projeto de lei apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente da Casa.

O objetivo do projeto é estabelecer parâmetros e mecanismos de regulação para iniciativas que usam I.A., considerando os possíveis impactos para a vida em sociedade e direitos fundamentais dos indivíduos.

De acordo com o professor, que é autor de um livro que trata do uso do ChatGPT na área do Direito, o Conselho Nacional de Educação (CNE) também tem promovido seminários para tratar dos impactos e desafios da IA abordando temas que vão desde questões técnicas e éticas até os impactos para a formação de novos professores. 

Antes de chegar ao Plenário do Senado, diversas questões foram debatidas na comissão temporária sobre o tema com a realização de 14 audiências públicas, participação da sociedade civil e de diversos setores (tanto da iniciativa pública como privada), além de especialistas em tecnologia e inovação.

Perguntamos ao Professor Dr. Luis Fernando Rabelo Chacon o que devemos esperar para este cenário no próximo ano e como Instituições Brasileiras de Ensino podem visionar os processos de utilização da IA. Confira abaixo as respostas!

1 – (UNISAL) Mas, essa legislação dispensará que os órgãos públicos do setor educacional se posicionem de forma mais específica?

Dr. Luis Fernando Rabelo Chacon“Não, a legislação geral sobre IA não exime os órgãos públicos do setor educacional de elaborarem diretrizes específicas. A integração da IA no sistema educacional exige políticas próprias que atendam às particularidades do setor. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC), em alinhamento com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, destinou recursos expressivos, no valor de R$ 817 milhões, para iniciativas que incluem a formação de professores, desenvolvimento de cursos e fomento à pesquisa em IA. Além disso, o Conselho Nacional de Educação (CNE) tem promovido seminários para tratar dos impactos e desafios da IA abordando temas como ética, privacidade, formação docente e novas formas de avaliação. Isso reforça a necessidade de uma abordagem específica, mesmo com uma legislação geral em andamento.”

2 – (UNISAL) Quais os impactos mais significativos que a IA trará para o setor educacional e como isso deve ser avaliado pelas instituições de ensino?

Dr. Luis Fernando Rabelo Chacon“A IA tem o potencial de transformar o setor educacional ao personalizar o aprendizado, automatizar tarefas administrativas e possibilitar novas formas de avaliação e gestão educacional. Tecnologias de IA podem adaptar conteúdos às necessidades específicas dos alunos, promover acessibilidade para estudantes com deficiência e expandir o acesso à educação em áreas remotas. No entanto, esses avanços vêm acompanhados de desafios significativos. É fundamental que as instituições avaliem cuidadosamente as implicações éticas e legais, como a privacidade dos dados dos alunos, e invistam em infraestrutura tecnológica robusta. A formação continuada dos profissionais da educação também é imprescindível para garantir que as ferramentas de IA sejam utilizadas de forma ética e eficaz. Os seminários promovidos pelo CNE destacam a importância de integrar a IA de maneira construtiva, preparando o país para desafios tecnológicos e garantindo que o uso dessas ferramentas esteja alinhado aos princípios educacionais.”

3 – (UNISAL) Qual a recomendação para que escolas, faculdades e universidades estejam o mais próximas possíveis de uma regularidade enquanto as normativas não se concretizam?

Dr. Luis Fernando Rabelo Chacon – “Enquanto as normativas específicas ainda estão sendo discutidas, é recomendável que as instituições de ensino sigam boas práticas de governança de dados, inclusive, assegurando conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, devem promover a capacitação de seus profissionais em tecnologias educacionais e ética digital, preparando o ambiente educacional para a integração da IA. Certamente criar uma cartilha de boas práticas, com foco em transparência e uso ético da ferramenta é o mínimo a ser feito neste momento.  Programas como o PBIA 2024-2028, que destinam recursos para pesquisa e capacitação, representam uma oportunidade importante para que instituições menores busquem apoio técnico e financeiro. Instituições também podem explorar parcerias público-privadas e iniciativas de fomento à pesquisa, garantindo que o uso da IA seja acessível e equitativo. Ou seja, é preciso ser ativo e criativo neste momento!”

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro