Conversatórios Virtuais “O pensamento de Paulo Freire em ação: Diálogos Freirianos em Tempos de Pandemia”

Unidade do Evento: Americana / Maria Auxiliadora

Av. de Cillo, 3500 - Pq. Universitário - Americana/SP - 13467-600

1. Tipo de Evento

2. Data

28/06/2021

3. Horário

18h30

1. Tipo de Evento

2. Data

28/06/2021

3. Horário

18h30

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, em parceria com GT 06 – Educação Popular da ANPEd e juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – UNISAL, convidam para o evento Conversatórios Virtuais “O pensamento de Paulo Freire em ação: Diálogos Freirianos em Tempos de Pandemia, que ocorrerá na web, em comemoração ao centenário de nascimento de Paulo Freire (1921-2021) e aos 21 anos do Mestrado em Educação – UNISAL.

SOBRE O EVENTO

1. Fonte: Painel Paulo Freire no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional (Cefortepe) da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, São Paulo (Wikimedia/Luiz Carlos Cappellano)

O evento insere-se na série de debates sobre o pensamento e o legado de Paulo Freire a partir das comemorações de seu centenário de nascimento em setembro de 2021 (1921-2021). O foco principal dos 08 encontros virtuais será a questão do enfrentamento das desigualdades sociais, econômicas e educacionais em tempos de pandemia, nas escalas locais, nacionais e internacionais. Tendo como eixo articulador o pensamento Freiriano como “campo de possíveis”, envolvendo a discussão de temáticas, questões, problematizações e ‘inéditos viáveis’ que atravessam o campo educativo e a formação de pesquisadores (as) em Educação Popular em tempos de pandemia e isolamento social.

PARCERIA

DATAS TEMÁTICAS

LINK DO YOUTUBE

Por que estudar Paulo Freire hoje? O pensamento de Paulo Freire em ação.

Dulce Whitaker (Unesp – Araraquara)

Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp)

Mediação: Valéria Vasconcelos (UNISAL)

LINK DO YOUTUBE

Educação Popular e Saúde: Diálogos e resistências em tempos pandêmicos.

Convidados:

Iraí Teixeira (UFSCAR)

Pedro Cruz (UFPB)

Mediação:

Maria Tereza Goudard Tavares (UERJ/FFP)

18:30h às 20:30h

A Pedagogia do Oprimido–hoje: atualizações, questões, consensos e dissensos em tempos pandêmicos.

Pensar Paulo Freire em diálogo com Dom Bosco: desmercantilizando a educação

18:30h às 20:30h

O Pensamento de Paulo Freire e suas repercussões na América Latina:  Diálogos Latino-americanos e ações conjuntas

18:30h às 20:30h

Medo e Ousadia: Freire e as pesquisas com profissionais do sexo

18:30h às 20:30h

Agroecologia e Educação Popular: sistematizando experiências com abordagem Freireana

LOCAL DO EVENTO

Este evento será transmitido on-line pelo canal EXTENSÃO UNISAL, no Youtube.

O  link de acesso do Youtube:   Extensão Youtube

E-MAIL: extensao.americana@unisal.br

INSCRIÇÕES

A PARTICIPAÇÃO DA CONVERSATÓRIA E PREENCHIMENTO DA LISTA DE PRESENÇA, SERÁ GERADO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO