Mês da Consciência Negra: roda de conversa Profissionais Negras Importam

Descrição DO EVENTO

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade de Americana em conjunto com o Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais convidam para a bate papo Profissionais Negras Importam, que ocorrerá no dia 21 de novembro de 2023 às 19h, campus Maria Auxiliadora.

SOBRE O EVENTO

No Mês da Consciência Negra, o Núcleo de Educação das relações Étnico-Raciais – UNISAL, traz profissionais negras que atuam em diversos contextos profissionais, a fim de promover o diálogo e o compartilhamento de histórias profissionais e de vida.

Pesquisas mostram, que embora empresas brasileiras, sobretudo as multinacionais com atuação no Brasil, comecem a discutir a temática da diversidade, a participação de profissionais negros, ainda é baixa, principalmente nos cargos de lideranças. A avaliação de profissionais negros ouvidos pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio/2018), o racismo permanece no mercado corporativo brasileiro, onde menos de 5% dos executivos são afro-brasileiros, segundo dados do Instituto Ethos.  Quando pensamos na participação de mulheres negras no mercado formal de trabalho, racismo estrutural e machismo se interseccionam e o mesmo percentual cai para apenas 0,4%. Outra pesquisa feita em 2018, aponta que os negros ocupam apenas 16% dos cargos de docência das universidades federais e ao analisar a convergência entre os marcadores sociais de gênero e raça, o número ainda é mais alarmante, pois em um país de maioria mulher (51,8%) e negra (56,2%), apenas seiscentas e oitenta e duas mulheres negras possuem o título de Doutorado no Brasil (COELHO; ALMEIDA, 2022). Embora ainda distantes da igualdade de gênero e de raça no mundo corporativo, para frear esse descompasso, ações afirmativas e combate sistemático ao racismo e ao machismo são de suma importância para mudanças significativas.

Dessa forma, o Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais (N.E.R.E.R) da unidade de Americana convida a todos e todas para bate papo: Profissionais Negras Importam, para marcar o Mês da Consciência Negra e de Zumbi de Palmares e a importância das discussões e ações para combater o racismo e as desigualdades no país.

“Mulheres Negras, Empoderadas, Criadas para a Liberdade” (Elza Soares)

PROGRAMAÇÃO:

21.11.2023 às 19h.

Local: UNISAL – Campus Maria Auxiliadora

Auditório Roxo

E-MAIL: extensao.americana@unisal.br

INSCRIÇÃO e CERTIFICADO

Venham participar.

Para o certificado, será disponibilizado no dia do evento LINK DE INSCRIÇÃO, no local, para posterior envio do certificado.