Justiça restaurativa, racismo e privilégio branco: discussão de uma experiência em escolas paulista
Justiça restaurativa, racismo e privilégio branco: discussão de uma experiência em escolas paulista

Descrição DO EVENTO

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, em parceria com IBDCRIA-ABMP, convidam para o evento on-line Justiça restaurativa, racismo e privilégio branco: discussão de uma experiência em escolas paulista, que ocorrerá no dia 15 de dezembro de 2022 às 09h.

SOBRE O EVENTO

O evento insere-se na série de debates travados pelo IBDCRIA-ABMP, em parceria com o UNISAL, sobre temas contemporâneos do direito da criança e do adolescente. O enfrentamento do racismo, em suas distintas modalidades, individual, institucional e estrutural, tem colocado diversas questões à sociedade, inclusive como resolver os conflitos decorrentes de práticas racistas. O direito penal tem sido invocado para fazer frente a essas práticas violentas. Neste encontro, pretende-se debater a potencialidade, e limites, da justiça restaurativa para lidar com esses conflitos, discutindo a temática com facilitadores, jovens e adolescentes, que adotam esta modalidade de gestão dos conflitos em escolas paulistanas.

Organizadores

 

PROGRAMAÇÃO

9h00

Abertura:

Pe. Roque Luiz Sibioni, Pró-reitor de Extensão, Pastoral e Ação Comunitária do UNISAL

Plenária:

Roda de conversa e apresentação da experiência desenvolvida pelo UNAS – Heliópolis, projeto A paz é o caminho. Participam:

Pedro Vítor Pereira da Silva, Facilitador, 15 Anos

Vitória de Freitas Ferreira, Facilitadora, 21 anos

Priscila Inácio, Educadora Facilitadora, 38 anos

Murilo Batista dos Santos, Facilitador, 14 anos

Lara Giovanna Maia de O. Granja, Facilitadora, 16 anos

Vinicius José Albano Gonçalves, Educador, 19 anos

Solanje Agda da Cruz   Educadora e Facilitadora.

 Mediadora:

Adriana Padua Borghi, Advogada e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora, pesquisadora e facilitadora de Justiça Restaurativa, sócia na Apajures abordagens restaurativas. Atua com pessoas em situação de violências, pensando conexões entre as áreas da Infância e Juventude, Direitos Humanos, Justiça Restaurativa e Saúde Mental.

LOCAL DO EVENTO

Este evento será transmitido on-line pelo canal Extensão UNISAL, no Youtube.

click no link para acessar:   LINK DO YOUTUBE

 

INFORMAÇÕES

E-MAIL: extensao.americana@unisal.br

INSCRIÇÕES e CERTIFICADO

Para ter acesso ao Certificado de Participação é necessário realizar inscrição neste evento.

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro