Descrição DO EVENTO
SOBRE O EVENTO
O evento insere-se na série de debates travados pelo IBDCRIA-ABMP, em parceria com o UNISAL, sobre temas contemporâneos do direito da criança e do adolescente. Esse evento tratará da utilização de redes sociais por crianças e adolescentes e da possibilidade dos pais de restringir o acesso dos filhos ao mundo virtual. Será trabalhado tanto o uso seguro das redes sociais quanto a realização de direitos da personalidade em meio digital sob o viés do princípio da autonomia progressiva.
DATA E HORÁRIO
04/04/2023
09h30 às 11h30
PROGRAMAÇÃO
9:30 Prof. Dr. Roque Luiz Sibioni, pro-reitor de extensão do UNISAL e, como mediador do debate e representante do IBDCRIA-ABMP, Mariana Lamassa
Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Direito (UFRRJ). Advogada especialista em adoção, famílias e direito da criança e do adolescente. Pesquisadora na Clínica de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCRIA) da Universidade de São Paulo (USP). Membra do IBDCRIA.
9:40 – Juliana Cunha
Psicóloga, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro da Associação Científica Campo Psicanalítico. Na SaferNet Brasil, é diretora de projetos especiais, com foco em empoderamento e segurança de crianças, adolescentes, jovens e mulheres. É responsável pelo HelpLine, serviço nacional que oferece orientação online sobre o uso seguro da Internet, escutando o que adolescentes e jovens pensam sobre privacidade, nudes, ciberbullying e outras questões relacionadas aos direitos humanos. Também desenvolve materiais pedagógicos, palestras e campanhas de conscientização sobre uso cidadão da Internet no Brasil.
10:10 – Marcelo de Mello Vieira
Tem pós-doutorado em Direito pela UFSC. Doutor em Direito Privado pela PUC Minas. Mestre em Direito pela UFMG. Membro da Associação Mineira de Professores de Direito Civil (AMPDiC), do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) e do Instituto Brasileiro do Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA). Integrante do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente (NEJUSCA – UFSC) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa “InfantoJuventudes” (GIPI).
10:40 debates
11:20 encerramento
PÚBLICO-ALVO
Estudantes, profissionais do direito, da pedagogia, da psicologia, do serviço social, das ciências sociais e que militam por direitos de crianças e adolescentes