Visita técnica à Missão Paz amplia compreensão sobre direitos e dignidade de migrantes e refugiados
No segundo semestre de 2025, os estudantes da disciplina Ética e Cidadania, do UNISAL Americana, vivenciaram uma experiência que reforça o compromisso da instituição com a formação integral e humanista. Sob orientação do professor mestre Robert Nascimento, a turma desenvolveu um trabalho com o tema “Garantia de direitos e dignidade humana dos migrantes e refugiados e o papel do(a) psicólogo(a)”, buscando compreender os desafios e responsabilidades profissionais nesse contexto.
Para enriquecer a pesquisa, os alunos optaram em conhecer o trabalho da Missão Paz, instituição referência no acolhimento e apoio a migrantes e refugiados na cidade de São Paulo.
Durante a visita parte do grupo teve a oportunidade de explorar os espaços, conhecer os projetos e dialogar com a psicóloga responsável pela instituição. Temas importantes, como os impactos da migração na saúde mental e a importância da atuação ética e sensível do psicólogo diante das vulnerabilidades enfrentadas por migrantes e refugiados foram abordados.
Além de conhecer a história e o impacto social da Missão Paz, os estudantes puderam refletir sobre a relevância do compromisso profissional com a promoção da dignidade humana. A experiência proporcionou uma visão prática e humanizada sobre o tema, fortalecendo não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania.
O UNISAL reafirma, por meio de iniciativas como esta, sua missão de formar profissionais competentes e comprometidos com valores éticos, sociais e cristãos, preparados para atuar de forma responsável em diferentes realidades.
Sobre a Missão Paz
A Missão Paz é uma instituição filantrópica localizada em São Paulo, dedicada ao acolhimento e apoio a migrantes e refugiados que chegam ao Brasil em situação de vulnerabilidade. Desde a década de 1930, atua como um ponto de referência para quem busca recomeçar a vida, oferecendo serviços essenciais que promovem dignidade e integração social.
Ligada aos Missionários Scalabrinianos, a Missão Paz integra a Scalabrini International Migration Network, contando com o trabalho fundamental de profissionais e voluntários para transformar realidades. Sua atuação é ampla e estruturada, contemplando diferentes áreas:
- Acolhimento Integral: Abrigo temporário na Casa do Migrante e suporte diversificado.
- Assistência: Orientação para documentação, cuidados com a saúde e capacitação.
- Educação: Cursos de português e formação voltada à cidadania e ao mercado de trabalho.
- Empregabilidade: Apoio à inserção profissional, em parceria com o ACNUR.
- Formação e Pesquisa: Centro de Estudos Migratórios e ações de incidência social.
- Voluntariado: Participação essencial, com treinamento e manual para atuação responsável.
Em síntese, a Missão Paz é um verdadeiro farol de esperança, promovendo um ecossistema justo e solidário para migrantes e refugiados, garantindo direitos e oportunidades para uma vida digna.








