Atividade foi realizada como parte das atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).
Alunos dos 8º semestres do Curso de Direito do UNISAL Americana, participaram, no dia 17 de outubro, de uma enriquecedora simulação de julgamento de recursos, como parte das atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).
A atividade, que integra o estágio obrigatório do NPJ teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática próxima à realidade da atuação profissional e foi conduzida pelo advogado orientador Dr. Daniel Sanflorian Salvador e pelo Supervisor do NPJ, Professor Dr. Dorival de Freitas Junior, além disso, contou com o apoio do Coordenador do Curso de Direito, Prof. Kléber Cavalcante Stefano.
Preparação técnica e estudo aprofundado
Durante o semestre, os alunos se dedicaram ao estudo do funcionamento das sessões de julgamento e das técnicas de sustentação oral nos tribunais. Na simulação, assumiram os papéis de Desembargadores(as), Advogados(as) e Procuradores(as) de Justiça, analisando casos reais com recursos de Apelação pendentes, envolvendo temas relevantes do Direito Privado, como indenização por danos materiais e morais, destituição de poder familiar e propriedade intelectual.
Fidelidade ao rito processual e postura profissional
A sessão simulada seguiu rigorosamente o rito previsto no Regimento Interno do Tribunal de Justiça e no Código de Processo Civil, incluindo a aplicação da técnica de julgamento ampliado em casos de decisão não unânime. Os estudantes elaboraram peças processuais, como votos e memoriais, realizaram sustentações orais e proferiram decisões, tudo com o uso das vestes talares e postura condizente com o ambiente jurídico.
A atividade foi marcada pelo comprometimento e protagonismo dos alunos, que demonstraram domínio técnico e postura ética, elementos essenciais para a formação de profissionais preparados para os desafios da advocacia e da magistratura.
