ARQUITETURA E URBANISMO

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    10 semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidade 2019
    R$ 1.399,00

  5. Ato Regulatório

    Autorização: Res. CONSU Nº 06/18 - Public. em 29/08/2018

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo deverá ter a compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável; deverá ter habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo; e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários; desenvolverá conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico, e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa; o egresso terá domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional; dentre outras habilidades. O egresso desenvolverá também a habilidade de elaboração instrumental e de feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, e no planejamento urbano e regional.


Objetivo

Facilitar a formação de profissionais para a consciência socioambiental, com habilidades e competências para o diálogo com a ciência e a cultura e responsabilidade técnica. Desenvolver as competências e habilidades que garantam a coexistência de relações entre teoria e prática, como forma de fortalecer o conjunto dos elementos fundamentais para a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários à concepção e à prática do egresso.


Área de Atuação

A partir de uma sólida formação profissional generalista, o profissional de Arquitetura e Urbanismo desenvolverá aptidões para compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo, atuando, por sua vez, na conservação e valorização do patrimônio construído, na proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis.


Estrutura Curricular

Os conteúdos curriculares do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo estarão distribuídos em dois núcleos e um Trabalho de Curso.

O Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação, composto por campos de saber que forneçam o embasamento teórico necessário para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado, integrado por: Estética e História das Artes; Estudos Sociais e Econômicos; Estudos Ambientais; Desenho e Meios de Representação e Expressão.

O Núcleo de Conhecimentos Profissionais, composto por campos de saber destinados à caracterização da identidade profissional do egresso, constituído por: Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo; Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo; Planejamento Urbano e Regional; Tecnologia da Construção; Sistemas Estruturais; Conforto Ambiental; Técnicas Retrospectivas; Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo; Topografia.

O Trabalho de Curso será supervisionado por um docente, envolvendo todos os procedimentos de uma investigação técnico-científica a serem desenvolvidos pelo acadêmico ao longo da realização do último ano do curso.


Corpo Docente

Você será orientado por um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados Mestres e Doutores, que possuem formações nas respectivas áreas. Além de transmitir os conhecimentos teóricos, eles poderão compartilhar suas experiências e vivências de sucesso na profissão.


Projetos

Projetos ao longo do curso comprometidos com a qualidade de vida dos habitantes dos assentamentos humanos e a qualidade material do ambiente construído e sua durabilidade. Projetos comprometidos com o uso da tecnologia em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades. Projetos que proporcionam o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído. Projetos de valorização e preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio e responsabilidade coletiva.


Empregos e Estágio

A realização dos Estágios supervisionados tem a finalidade de articulação entre teoria e prática, propiciando ao aluno o encontro das situações reais do cotidiano profissional enquanto componente do curso de Graduação.


Avise-me