Os personagens no Evangelho de João

Com a consolidação dos métodos sincrônicos no estudo dos textos bíblicos, especialmente da narratologia, abriram-se novas possibilidades para acessar a teologia contida nas Escrituras. Uma abordagem que tem ganhado destaque é o estudo dos personagens como portadores de uma mensagem teológica. O modo como os personagens são caracterizados, os recursos literários empregados, bem como seu desenvolvimento dramático contém uma mensagem que muitas vezes passa despercebida. Por isso, o estudo dos personagens, a partir de suas nuances narrativas, ajuda o leitor a enriquecer o horizonte teológico e espiritual que os textos oferecem.

Professor responsável

Me. P. João Gabriel Galhoti Pinto, sdb

Disponível em

São Paulo – Pio XI

Período de inscrição

01/03/2024 a 28/03/2024

De 04/04 a 25/04/2024 – Carga Horária: 8h

Horário das aulas

Quintas-feiras,das 20h às 21h50min

• Introduzir ao método narrativo aplicado à leitura das Escrituras;
  • Apresentar a teologia de alguns personagens de destaque no Evangelho de João;
  • Incentivar a leitura e o estudo dos textos bíblicos também como obras literárias.

Público-Alvo

Estudantes de teologia; seminaristas; clero; agentes de pastoral; leigos interessados no estudo das Sagradas Escrituras.

Método de ensino

– Aulas expositivas (remotas);

– Leitura e estudo pessoal de material bibliográfico indicado pelo professor;

– Reflexão e discussão em grupo (remoto).

Conteúdo programático

• Aula 1: Introdução ao Evangelho de João e ao método narrativo para o estudo das Escrituras;
  • Aula 2: Os personagens como modelos de fé autêntica: João Batista, a mãe de Jesus e o discípulo amado;
  • Aula 3: Os personagens anônimos: A samaritana, o funcionário real, o paralítico e o cego de nascença.
  • Aula 4: Os discípulos e os opositores de Jesus.

extensao.pio@unisal.br