O Uso de Jogos e Brinquedos na Clínica Infanto-juvenil

Muito se fala sobre o uso de Jogos e brinquedos como mediadores na intervenção clínica com crianças e adolescentes, porém pouco se mostra sobre a prática diária. O uso de instrumentos lúdicos se torna fundamentais quando nos referimos a atendimentos com o público infanto-juvenil, entretanto sua aplicabilidade requer estudo teórico e prático, conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, saber adaptar o material tanto ao contexto clínico quanto ao grau de maturidade da criança e aliar todas as informações para que possamos desenvolver um repertório de habilidades funcionais. O intuito do curso, é aprimorar as habilidades de estudantes e profissionais, com uso de jogos e recursos na prática clínica diária.

Professor responsável

Esp. Larissa Virginio Magalhães e Ma. Marcia Cristina Ananias da Silva Rubez de Castro

Disponível em

Lorena

Período de inscrição

Até 02/05/2024

Duração

Horário das aulas

Sábado, 08h30 às 17h30

Objetivos

Capacitar alunos e profissionais de psicologia a prática clínica com crianças e adolescentes, aprofundando o conhecimento nas possibilidades do uso de jogos e brinquedos no processo de avaliação e intervenção.

Público-Alvo

Estudante e profissionais de psicologia.

Método de ensino

Apresentação power point, aplicação de roleplay e Oficina.

Conteúdo programático

Período da manhã:

• Processo de Avaliação: Como avaliar e o que observar através do uso de jogos e brinquedos?
  • Processo de Intervenção: Como adaptar e utilizar jogos no contexto clínico?

Período da tarde:

Parte prática:

Oficina – Construção de um recurso terapêutico (materiais de artesanato e Artísitico).

gustavo.chagas@unisal.br