Marketing e Posicionamento para Profissionais Liberais

O mercado de trabalho contemporâneo apresenta desafios cada vez mais complexos e competitivos, especialmente para profissionais liberais em início de carreira. Nesse contexto, é fundamental que esses profissionais desenvolvam habilidades sólidas de posicionamento profissional e marketing pessoal para se destacarem e alcançarem o sucesso em suas áreas de atuação.
A justificativa para a criação deste curso reside na necessidade de oferecer aos estudantes universitários e profissionais liberais em início de carreira uma formação complementar que vá além dos conhecimentos técnicos e teóricos de suas respectivas áreas. É preciso capacitá-los a entenderem a importância de construir uma marca pessoal forte e autêntica, que os diferencie no mercado e os posicione como profissionais de destaque.

Professor responsável

Profª. Maria Luiza Eleutério Monteiro e Prof. Mestre Bruno Prisinzano Pereira Creado

Disponível em

Lorena

Período de inscrição

até 08/05/2024

Duração

11/05/2024 – C.H.: 8h

Horário das aulas

Sábado, Das 08h30 às 17h30

Objetivos

O objetivo deste curso é capacitar estudantes universitários e profissionais liberais em início de carreira a compreenderem e aplicarem estratégias de posicionamento profissional e marketing pessoal. Por meio de uma abordagem prática e orientada para resultados, os participantes serão preparados para construir uma marca pessoal forte, diferenciada e autêntica, que os destaque no mercado de trabalho e os impulsione rumo ao sucesso em suas respectivas áreas de atuação.

Público-Alvo

Este curso destina-se a estudantes universitários e profissionais liberais em início de carreira que buscam aprimorar suas habilidades de posicionamento profissional e marketing pessoal.

Método de ensino

Apresentação interativa e atividades práticas.

Conteúdo programático

1. Introdução ao Posicionamento Profissional e Marketing Pessoal

• Conceitos básicos de posicionamento profissional e marketing pessoal.
  •  Importância do posicionamento e do marketing para profissionais liberais em início de carreira.

2. Identificação de Competências e Diferenciais

• Identificação e análise das competências individuais.
  • Definição dos diferenciais competitivos pessoais.

3. Estratégias de Comunicação e Networking

• Desenvolvimento de uma comunicação eficaz e persuasiva.
  • Construção e manutenção de uma rede de contatos profissionais.

4. Presença Digital e Marketing de Conteúdo

• Importância da presença online para profissionais liberais.
  • Estratégias para construir uma presença digital sólida.
  • Noções básicas de marketing de conteúdo e criação de conteúdo relevante.

5. Estratégias de Posicionamento Profissional

• Definição do público-alvo e identificação de nichos de mercado.
  • Desenvolvimento de uma proposta de valor única.
  • Gerenciamento da reputação profissional e feedback.

6. Ferramentas e Técnicas Práticas

• Introdução às ferramentas digitais úteis para profissionais liberais.
  • Técnicas práticas de precificação, promoção e publicidade.
  • Dicas para avaliação de resultados e ajustes de estratégia.

gustavo.chagas@unisal.br