Guerra do Paraguai: Visões do Conflito

A Guerra do Paraguai, também conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança, é um dos eventos mais complexos e impactantes da história sul-americana do século XIX. Apesar de sua importância, o conflito muitas vezes é abordado de maneira superficial ou a partir de uma perspectiva unidimensional. O entendimento aprofundado dessa guerra é essencial para compreender as dinâmicas geopolíticas, econômicas e sociais que moldaram a região. Este curso de extensão se propõe a oferecer uma visão multidisciplinar e crítica do conflito, analisando seus antecedentes, as relações exteriores dos países envolvidos e as consequências a longo prazo. Ao trazer autores e perspectivas de diferentes países, como Uruguai, Argentina e Paraguai, o curso promove uma compreensão mais ampla e inclusiva, permitindo que os participantes questionem e reflitam sobre as múltiplas narrativas que envolvem esse episódio histórico. Essa abordagem é fundamental para formar cidadãos críticos e informados sobre a história do continente, proporcionando um debate enriquecedor sobre temas como nacionalismo, imperialismo e soberania.

Professor responsável

Abraão Cesar dos Santos Francisco

Disponível em

Lorena

Período de inscrição

Até 07/11/2024

Duração

Horário das aulas

Sábado, 09/11/2024 – das 08h30 às 17h30

R$50,00

Objetivo Geral:
Proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada e multidisciplinar da Guerra do Paraguai, explorando seus antecedentes, desenvolvimento e consequências, a partir de múltiplas perspectivas históricas.

Objetivos Específicos:
Analisar o Contexto Político e Social do Século XIX: Estudar as relações exteriores entre Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai no século XIX, destacando os fatores que contribuíram para a eclosão da guerra.

Explorar os Antecedentes da Guerra: Investigar as tensões regionais, disputas de poder e interesses econômicos que antecederam o conflito, com foco nas motivações de cada país envolvido.

Examinar os Aspectos Militares da Guerra: Analisar as táticas, estratégias e armamentos utilizados durante a guerra, destacando as inovações militares e os principais eventos do conflito.

Discutir as Consequências Sociais e Econômicas: Avaliar os impactos da guerra para cada país envolvido, incluindo a devastação no Paraguai, as mudanças políticas e sociais no Brasil e na Argentina, e a redefinição das relações de poder na região.

Apresentar Múltiplas Perspectivas Historiográficas: Introduzir os participantes às diferentes interpretações e narrativas sobre o conflito, incluindo as visões uruguaias, argentinas e paraguaias, promovendo um debate crítico e plural.

Fomentar a Reflexão Crítica: Estimular a reflexão sobre como a Guerra do Paraguai moldou as identidades nacionais e as relações entre os países sul-americanos, e como esse evento histórico ainda ressoa nos dias atuais.

Incentivar a Leitura e Pesquisa Acadêmica: Orientar os participantes sobre as principais obras e autores que abordam o tema, incentivando o aprofundamento e a pesquisa acadêmica sobre a Guerra do Paraguai e seu contexto.

Público-Alvo

Alunos e Ex-Alunos interessados no tema

Método de ensino

Aula Expositiva – Dialogada