Curso de Salesianidade para Gestores: Módulo 1

Atendendo às solicitações do Reitor-Mor dos Salesianos e à necessidade de oferecer aos Colaboradores das Obras da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, aprofundamento histórico e carismático de Dom Bosco, bem como atualização e corresponsabilidade da missão salesiana nas diversas frentes pastorais, o presente curso visa inserir o Colaborar em um estudo aprofundado sobre o legado espiritual-carismático de Dom Bosco, bem como, sua ação educativa, estrutura institucional e perspectiva de gestão.

Professor responsável

Prof. Dr. Antonio Wardison C Silva

Disponível em

São Paulo – Pio XI

Período de inscrição

até 18/08/24

Duração

de 24/08/2024 a 18/05/2025

Horário das aulas

das 8h às 13h

2x de R$ 250,00

Objetivos

• Refletir sobre o humano, sua abertura à transcendência e experiência de fé comunitária;
  • Estudar a vida e o legado espiritual-carismático de Dom Bosco;
  • Compreender a ação educativa salesiana, a estrutura e perspectiva de gestão institucional.

Público-Alvo

Novos Colaboradores gestores das Obras da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo.

Método de ensino

Aulas teóricas; leitura e análise de textos; trabalho em grupo.

Conteúdo programático

• 24/08/24 – Fundamentos teológicos do humanismo cristão
  • 28/09/24 – Missão eclesial e identidade carismática
  • 26/10/24 – Espiritualidade Salesiana
  • 23/11/24 – História crítica de Dom Bosco
  • 16/02/25 – A estrutura de governança
  • 16/03/24 – Sistema Preventivo Salesiano
  • 27/04/24 – Gestão da Obra Salesiana
  • 18/05/24 – Projeto de vida salesiana.

antonio.wardison@unisal.br