CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM: COMO, QUANDO, ONDE E POR QUÊ?

Propiciar a compreensão de que existem meios de solucionar disputas sem ser pelo Poder Judiciário, que finalizou o ano de 2022 com 81,4 milhões de processos em curso.

Professor responsável

Drª. Sandra Regina Pires

Disponível em

Americana

Período de inscrição

até 29/04/2024

Duração

04/05/2024 a 18/05/2024 – Carga Horária: 10h

Horário das aulas

Sábados, Das 9h00 às 12h30

Objetivos

Desmitificar a cultura do litígio. Informar quanto à celeridade dos meios adequados de solução de conflitos frente ao processo judicial. Demonstrar a importância das figuras do advogado, do conciliador, do mediador e do árbitro.

Público-Alvo

Estudantes, bacharéis ou licenciados, do curso de direito, administração, psicologia e pedagogia. Advogados, escreventes judiciais e extrajudiciais. Empresários de pequeno e médio porte. Consumidores em geral e interessados.

Método de ensino

Aulas presenciais e expositivas unindo teoria às superações dos métodos adequados de solução de conflitos sobre a cultura da sentença. Utilização de slides.

Conteúdo programático

I. Autonomia da vontade
Capacidade para contratar
Direitos disponíveis e indisponíveis

II. Métodos adequados de solução de conflitos: diferenças e pontos de conexão
Conciliação
Mediação
Arbitragem

III. Conciliação e mediação pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC)

IV. Conciliação e mediação pelas Câmaras de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

V. Espécies de cláusula compromissória:
Padrão, escalonada, cheia e vazia
Diferença entre cláusula compromissória e compromisso
Efeitos da eleição dos métodos adequados de solução de controvérsias pelas partes

VI. Conciliador, mediador e árbitro: quem são eles?

VII. A atuação do advogado antes, durante e depois da solução do conflito.

VIII. Poder Judiciário: cooperação como palavra de ordem.

IX. Parte prática
Aplicação de caso prático para a elaboração de cláusula compromissória escalonada

extensao.americana@unisal.br