Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis: Estratégias de Prevenção e Enfrentamento das Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes

O curso apresenta aulas teórico-práticas sobre prevenção e o enfrentamento das violências sexuais contra crianças e adolestes. Subsidiar a Rede de proteção e o Sistema de garantia de Direitos para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e enfrentamento das violências sexuais contra criança e adolescentes.

Professor responsável

Professor Alexandre Gonçalves e Professor Gustavo Salves

Objetivos

• Reconhecer e/ou se aprofundar dobre o fenômeno das violências sexuais contra crianças e adolescentes (VSCCA);
• Identificar os múltiplos sinais de VSCCA
• Compreender e promover fatores de proteção para reduzir a incidência da VSCCA em seu contesto de atuação;
• Desenvolver competências comunicacionais e de empatia que o/a auxiliem a manejar adequadamente procedimentos de acolhida, encaminhamento e notificação de casos de VSCCA;
• Experimentar estratégias e ferramentas para o desenvolvimento de oficinas de prevenção da VSCCA;

Público-Alvo

Qualquer pessoa acima de 18 anos, preferencialmente que desenvolva ou pretenda desenvolver atividades socioeducativas preventivas com grupos de crianças e adolescente.

Método de ensino

Aulas práticas e Teóricas

Conteúdo programático

Orientações teórico-práticas sobre a prevenção e o enfrentamento das violências sexuais contra crianças e adolescentes, introdução ao fenômeno da violência, suas causas, contextos e consequências; identificação de sinais de violação de direitos sexuais de crianças e adolescentes; identificação de fatores de risco e de proteção partir dos modelos de compreensão Ecológico Multidimensional e Quatro Pré-Condições para a Violência Sexual; desenvolvimento da resiliência da criança e do adolescente; aspectos fundamentais do desenvolvimento da sexualidade infantojuvenil; identificação de condutas sexuais problemáticas ou abusivas; orientações gerais sobre o Sistema de Garantia de Direitos e o trabalho em rede; instruções sobre procedimentos de acolhida, encaminhamento e notificação de casos de violência sexual, sessões práticas introdutórias sobre metodologia Claves de prevenção e aplicação do material lúdico-pedagógico para organização de oficinas com crianças e adolescentes.