Já estão divulgados os últimos resultados autoavaliativos de 2024, organizados e coletados pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) do UNISAL. A segunda etapa, do plano de autoavaliação institucional, foi aplicada no 2º semestre de 2024, a partir do instrumento organizacional (conjunto de questões-afirmativas fundamentais a serem avaliadas pelos participantes e que, posteriormente foram analisados e divulgados pela Comissão).
Os dados, captados, são organizados duas vezes a cada ano, dispostos em cinco etapas de consulta e quatro diferentes públicos da comunidade interna do Centro Universitário. Os instrumentos contemplam, por exemplo, consultas aplicadas para a autoavaliação dos estudantes, em relação à Instituição como um todo.
Vale lembrar que em abril, do mesmo ano, as avaliações também foram estendidas, estrategicamente à participação dos colaboradores UNISAL (técnico-administrativos e docentes), e contou-se com a adesão participativa de 58% deste público.
O último instrumento de 2024 apresentou, então, à avaliação dos alunos, afirmativas, que se referiam, por exemplo, sobre a conservação e qualidade das estruturas físicas das unidades UNISAL, à eficiência da comunicação institucional, domínio de conhecimentos e conteúdos institucionais, acesso à coordenação acadêmica, dentre outras temáticas educacionais e pedagógicas.
De acordo com o instrumento oficial, foi mostrado, por exemplo, que os estudantes reconheceram a qualidade do corpo docente, mostrando boa satisfação com o desenvolvimento das disciplinas e das competências. Todavia, melhorias pontuais são mencionadas em todos os ciclos da Avaliação Institucional e necessárias à manutenção do padrão qualitativo institucional, servindo assim de base, à orientação dos respectivos coordenadores e gestores de cada Unidade UNISAL para o ano de 2025.
De acordo com a presidência da CPA, Wanessa Carla Gazzoni, os resultados do período apontaram um crescimento de 9,5% na adesão e participação dos alunos(as), no semestre de 2024, em relação com o mesmo período de 2023: 42,5% dos estudantes participaram da atividade avaliativa no segundo semestre de 2023, enquanto que, no mesmo período de 2024, 52% aderiram à atividade avaliativa.
“Os alunos, de modo geral, atribuem um bom conceito à instituição e aos cursos que frequentam, percebem o diferencial da formação integral, baseada em valores e reconhecem que a prática da grande maioria dos docentes expressa os valores institucionais. A IES, pelos próprios valores e postura dos gerentes de Unidade, manteve-se sempre disponível para o diálogo e, por isso, esta premissa acaba sendo também uma ferramenta de melhorias. Muitas vezes, as questões são resolvidas antes do período da Avaliação, o que, entendemos, é um ponto positivo”, considerou.
A análise dos dados colhidos nesses instrumentos oferece um amplo diagnóstico da rotina universitária, dos pontos fortes e dos eventuais ajustes necessários à Instituição, de tal forma que permitem verificar o cumprimento da missão e das políticas acadêmicas, bem como os setores e áreas que precisam de investimento institucional e novas tomada de decisões, sinalizando, assim, os aspectos que requerem aprimoramentos contínuos da qualidade.
Em relação às melhorias de infraestrutura, as ações que foram concluídas em 2024, e que foram mencionadas em edições passadas da Avaliação Institucional, temos:
Unidade Lorena:
- Ampliação e reforma no espaço da Pastoral Universitária.
- Ampliação na sala das Empresas Juniores, para aprimorar a troca de experiências e o trabalho em equipe nos projetos multidisciplinares.
- Reforma e ajustes nos Laboratórios de Robótica e Aerounisal, para incentivar as atividades práticas dos cursos de Engenharia.
- Melhorias nos equipamentos dos laboratórios de Educação Física, piso da piscina e sinalizações nas quadras poliesportivas, para as atividades práticas do curso e de projetos da Extensão.
- Manutenção nos Laboratórios de Informática e melhorias nos computadores (atualizações de softwares específicos).
- Ampliação de antenas para a internet.
Unidade Campinas:
- Disponibilização de mais aparelhos de micro-ondas para os alunos, próximo à quadra da ETECSAL.
- Também foi organizado um espaço com mesas nas proximidades dos aparelhos, criando mais uma área de convivência e de alimentação, alternativa ao uso da cantina.
- Reforma e/ou substituição de bebedouros e filtros de água.
- Substituição de lousas e quadros brancos de laboratórios.
- Troca de conjuntos de bancada e cadeiras nos laboratórios de informática.
- Reforma dos banheiros na entrada do prédio da ETECSAL.
- Início das atividades da academia para o uso do projeto de Extensão “Idade Ativa”, em parceria com os alunos dos últimos anos do curso de Educação Física.
- Conclusão das novas instalações do Núcleo de Práticas Jurídicas no Campus São José, em espaço adequado para o atendimento ao público externo pelos estagiários do curso de Direito.
Unidade Americana:
- Instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula que ainda não tinham o aparelho.
- Melhorias no espaço de convivência, com mais mesas para as refeições dos alunos e mais aparelhos de micro-ondas disponibilizados.
- Organização de espaço externo para as práticas de lazer nos intervalos.
- Reorganização da sala da Pastoral, para maior espaço de acolhida aos alunos.
- Reorganização do espaço do Atendimento Integrado para alocar mais colaboradores nos horários de maior procura por atendimento.
- Alteração de local da sala da Gerência da Unidade para junto ao Atendimento, Serviço Social e Financeiro.
Conheça a atual equipe da Comissão Própria de Avaliação.