UNISAL participa do VI Congresso Internacional de Direitos Humanos
UNISAL participa do VI Congresso Internacional de Direitos Humanos
O evento tem como objetivo gerar debate e reflexão sobre Direitos Humanos.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL está participando do VI Congresso Internacional de Direitos Humanos, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Silva Henríquez, em Santiago do Chile.

O evento, que tem o apoio do UNISAL, aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de agosto, em duas modalidades: presencial, para apresentação de especialistas e público cadastrado, e virtual, para as apresentações selecionadas nos grupos de trabalho.

Em sua sexta edição, o Congresso teve o tema: “Presente e Futuro dos Direitos Humanos na América Latina”, o evento teve como objetivo gerar debate e reflexão sobre o assunto. Desde 2016, a Faculdade de Direito da UCSH, com o apoio do UNISAL, organiza o Congresso Internacional de Direitos Humanos.

Participam de forma presencial, os diretores de operações Marcelo Scudeler, das Unidades Americana e Piracicaba e Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, da Unidade Lorena e o Padre Ildelfonso Mesquita Leite, SDB, coordenador da Missão Institucional da Unidade Lorena.

As mesas redondas de especialistas abordaram os seguintes temas: constitucionalismo contemporâneo, política criminal, direito dos migrantes e suas famílias, direitos dos povos originários, perspectivas de gênero, direitos da criança e do adolescente e os desafios da implementação do respeito aos direitos humanos nas empresas.

Nesta edição, os grupos de trabalhos selecionados se apresentaram virtualmente, por meio da plataforma Zoom, destacando a participação de alunos, ex-alunos e acadêmicos do UNISAL.

Os trabalhos selecionados abordaram os seguintes eixos temáticos: família; deficiência; idosos; segurança pública e política criminal; responsabilidade corporativa; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; liberdades religiosas e consciência; recepção do direito internacional dos direitos humanos no direito interno, constitucionalismo; constitucionalismo e direito comparado; educação jurídica; fundamento e interpretação dos direitos humanos; restrições aos direitos humanos; crítica dos direitos humanos; bioética e novas tecnologias e inteligência artificial (IA).

Alunas do UNISAL Campinas tem artigo aprovado em Congresso Internacional

As alunas Carolina Pedrasi e Simone Bonfim, do Curso de Direito da Unidade Campinas, tiveram seu artigo aprovado, com o título: “Perda do poder familiar por abandono afetivo”.

Orientadas por Lucas Caluri, professor do Curso de Direito da Unidade Campinas, as discentes participam do projeto de iniciação científica Bic-Sal – Bolsa de Iniciação Científica, com fomento do UNISAL.

O processo de orientação começou no início de 2021 e permanece até os dias atuais.  “A aprovação do artigo científico em uma revista internacional representa um grande passo para a formação acadêmica das alunas, além da melhoria no Currículo e uma grande perspectiva para o ingresso em um Mestrado e Doutorado”, destacou Caluri.

Fotos: Divulgação UNISAL.

Texto: Renata Moraes.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro