As discussões do último dia da X Conferência Continental das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS) da América começaram com a apresentação do livro “Experiências de Ensino Superior Salesiano na América Latina: Análise sócio-histórica – contextual” pelo Dr. Blas Garzón-Vera, da Universidade Politécnica Salesiana do Equador. A obra reúne valiosas contribuições e análises de cinco instituições de ensino superior salesianas do México, El Salvador, Chile, Equador e Bolívia.
Durante a conferência, foram aprovados os planos de trabalho reformulados e a composição das equipes de coordenação para seis âmbitos institucionais: Formação de pessoal, Pastoral Universitária, Qualidade da formação dos estudantes, Pesquisa, Extensão, e Sustentabilidade Econômica e financeira. Além das duas redes institucionais: Rede de Bibliotecas e Rede de Educação à distância.
Em seguida, foi definida a sede da próxima Conferência Continental IUS, que será realizada em setembro de 2026. Por votação, a Fundação Universitária Salesiana de Bogotá, Colômbia, foi a escolhida e Pe. Oscar Lozano, sdb, coordenador das IUS, agradeceu pela vivência de fraternidade e aprendizados.
Em seu discurso de encerramento, o Ir. Mario Olmos, coordenador das IUS América, expressou gratidão aos representantes das instituições que assumiram a responsabilidade de coordenar os trabalhos de reformulação dos âmbitos de Formação de pessoal, Pastoral Universitária, Qualidade da formação dos estudantes, Pesquisa, Extensão e Sustentabilidade econômica e financeira.
O encontro reafirmou o compromisso das instituições salesianas de ensino superior com a qualidade educacional e a formação integral dos estudantes, alinhada com os valores salesianos e adaptada aos desafios contemporâneos da América Latina.
Como mensagem final, Ir. Olmos agradeceu ao UNISAL e à Inspetoria de São Paulo por sediar a X Conferência, lembrando a todos sobre a importância de “recuperar a própria confiança após os efeitos negativos da pandemia e oferecer uma mensagem de esperança às nossas comunidades onde atuamos”.