Campus Pio XI do UNISAL sediou Colóquio de Teologia “Saúde mental e vivência da fé: uma reflexão sobre o autocuidado para o cuidar do outro”

No último dia 10 de outubro o UNISAL, Campus Pio XI, sediou o Colóquio de Teologia “Saúde mental e vivência da fé: uma reflexão sobre o autocuidado para o cuidar do outro”. A atividade compõe as ações do programa extensionista do bacharelado em Teologia. A conferência foi proferida pela Prof. Me. Profª. Ana Carolina Perroni (Fundação São Paulo) que esclareceu, inicialmente, a compreensão sobre saúde mental, ao levar em consideração a atitude humana e os impactos para a vida; a docente buscou relacionar o agir com o seu estado real do humano, seja de saúde, seja de adoecimento, e exemplificou essa realidade a partir de quadros estatístico, nacional e mundial, particularmente da vida religiosa e sacerdotal. Versou, a partir daí, sobre a cultura da agitação, em vários aspectos, como também as consequências organizacionais e individuais, prosseguindo à reflexão sobre experiências de fé do humano, e como tais experiências se desenvolvem e se expressam, fundamentalmente, no agir do religioso e do sacerdote. Após a conferência, os presentes teceram comentários e perguntas à professora Ana Carolina.

Participaram do evento alunos, professores e agentes de pastoral da Paróquia São João Bosco (Alto da Lapa), em torno de 60 pessoas. Os Colóquios de Teologia do UNISAL, Campus Pio XI – têm a finalidade de apresentar temas de grande importância para o debate entre fé e razão, bem como para o diálogo da Teologia com outras ciências. Nesse sentido, quer ser um espaço de formação continuada a respeito de Deus e do humano.