Em 2 de fevereiro, o UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Santa Teresinha, reuniu mais de 90 pessoas, entre alunos, professores e convidados, para a aula inaugural do Programa Idade Ativa.
O evento marca, todos os anos, o início das atividades do Programa no bairro de Santa Teresinha, zona norte da cidade de São Paulo, e da turma remota, que atende pessoas de outras cidades e aquelas que não podem se deslocar até uma das unidades do UNISAL que oferecem a formação. A atividade também foi transmitida ao vivo para convidados e alunos que participam da turma remota.
O Pe. José Adilson Morgado, diretor da Comunidade Salesiana Santa Teresinha, deu as boas-vindas a todos e motivou a oração inicial. Em seguida, a Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação do UNISAL, agradeceu a presença e frisou a importância de cada um como representante do UNISAL nesta casa. A Prof.ª Gislene Maria Magnossão Naxara, diretora pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha, também acolheu aos presentes reforçando que, com a chegada dos alunos e alunas do Programa, a comunidade educativa estava completa.
A arte de não desperdiçar os alimentos
A aula inaugural discutiu “Gastronomia Sustentável: a arte de não desperdiçar os alimentos” e o tema foi assessorado pelo Prof. Me. Rodrigo de Benedictis Delphino, professor e diretor de extensão tecnológica do Instituto Federal de São Paulo – IFSP.
Em meio a propostas de não-desperdício, reaproveitamento e utilização integral dos alimentos, o professor insistiu no consumo sustentável e na necessidade de alternativas viáveis a curto e médio prazos para substituição da carne, por exemplo, e comentou que “a União Europeia aprovou recentemente a venda de alimentos à base de insetos para consumo humano”, tema que despertou a curiosidade entre os participantes.
Além da conferência, a coordenadora do Programa Idade Ativa em São Paulo, Prof.ª Me. Karen Simões Monteiro, apresentou as propostas e projetos do programa para 2023 e interagiu com os alunos ingressantes.
O que é o Programa Idade Ativa?
Marcado, entre outros elementos, pelo desenvolvimento artístico e cultural, o Programa Idade Ativa caracteriza-se por sua proposta de formação continuada na modalidade presencial e, desde 2020, com a modalidade remota, pôde ampliar seu atendimento, acolhendo pessoas de outras cidades e estados.
O curso livre recebe matrículas durante todo o ano e funciona nas cidades de São Paulo (Campus Santa Teresinha, Pio XI – Alto da Lapa e turma remota) e Campinas (São José).
Clique aqui para saber mais informações do Programa Idade Ativa.
Texto e fotos: Professora Karen Simões Monteiro. UNISAL Santa Teresinha.




