Em uma iniciativa de ensino prático, os alunos do 8º semestre do curso de Direito do UNISAL de Americana participaram de uma simulação de julgamento de recursos do Tribunal de Justiça no dia 30 de outubro. A atividade, que incluiu sustentações orais, faz parte do programa obrigatório de estágio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário.
Durante todo o semestre, os estudantes se prepararam estudando o funcionamento das sessões de julgamento e as técnicas de sustentação oral nos tribunais. Na simulação, eles assumiram diferentes papéis jurídicos, incluindo os de Desembargadores, Advogados e Procuradores de Justiça, analisando casos reais de recursos de Apelação que abordavam temas de direito privado, como indenização por danos materiais e morais, destituição de poder familiar e propriedade intelectual.
Para garantir máxima autenticidade, os participantes seguiram todos os protocolos oficiais, incluindo a elaboração de peças escritas, como votos e memoriais, e a realização de sustentação oral, respeitando o rito previsto no Regimento Interno do Tribunal e no Código de Processo Civil. Os alunos também utilizaram as vestes talares tradicionais (beca e toga) e seguiram o procedimento formal de inscrição para sustentação oral.
“A atividade foi um sucesso, com notável envolvimento dos alunos tanto nas sustentações orais quanto na prolação dos votos”, destacou a coordenação do curso. A iniciativa foi conduzida pelo advogado orientador Dr. Daniel Sanflorian Salvador e pelo Supervisor do NPJ, Professor Dr. Dorival de Freitas Junior, contando com o apoio do Coordenador do Curso de Direito, Prof. Kléber Cavalcante Stefano.
A experiência proporcionou, aos futuros profissionais do Direito, uma vivência prática fundamental para sua formação, aproximando-os da realidade que encontrarão no exercício da profissão.