Aconteceu: Pastoral Universitária do UNISAL Lorena organizou intervenções sobre o Setembro Amarelo

No último dia 12 de setembro a Pastoral Universitária do UNISAL Lorena organizou, durante os intervalos das aulas nos períodos matutino e noturno, diversas intervenções sobre o Setembro Amarelo com o objetivo de conscientizar e prevenir o suicídio. A intervenção, intitulada “Por que quebrar o silêncio é tão difícil?”, foi composta por quatro momentos principais.

As intervenções tiveram a organização de André Vaz (Assessor de Pastoral) e a colaboração geral dos alunos de Psicologia: Yasmin Gomes, Beatriz Paiva, Maria Luiza Machado, Caren de Souza, Maria Gabriela Costa, Lucas Vaz, Jamilly Carvalho. Participaram também representantes de movimentos estudantis da Psicologia: Centro Acadêmico Nise da Silveira, Empresa Júnior de Psicologia ENOBRESER, Ligas Acadêmicas de Psicoterapia Infantil (LAPIN), Fenomenologia (LAFEX), e Terapia Cognitivo-Comportamental (LATCC). A atividade aconteceu sob a coordenação pedagógica da Coordenadora de Psicologia, Márcia Rubez.

A ação foi composta por quatro momentos principais:

Contextualização: Discussão sobre a importância de abordar o tema.

Dinâmica: Demonstração prática sobre como uma rede de apoio funciona.

Sinais de Alerta: Identificação de sinais de sofrimento mental e como agir.

Explosão de Emoções: Atividade em que os alunos estouraram bexigas com emoções e receberam orientações para lidar com elas.

Além do evento presencial, a Pastoral, em colaboração com o setor de audiovisuais, lançou uma série de conteúdos digitais sobre o tema que você pode conferir diretamente nas redes sociais oficiais do UNISAL Lorena!