Egressa de Psicologia do UNISAL tem projeto reconhecido pelo Coren-SP
O UNISAL parabeniza a Giovana e deseja muito sucesso em sua carreira profissional!

A ex-aluna Giovana Alanice, do Curso de Psicologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, teve seu projeto de saúde mental reconhecido pelo Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo) como “experiências exitosas em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica”. A premiação aconteceu dentro de um chamamento público realizado pelo órgão de classe neste ano.

O projeto foi realizado em 2021, quando a estudante era estagiária do Setor da Saúde Mental e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que funciona na UBS (Unidade Básica de Saúde) 7, da cidade de Nova Odessa (SP). O local é referência em atendimentos voltados à Saúde Mental da Rede Municipal.

O reconhecimento da egressa, que estudou no UNISAL entre 2017 e 2021, aconteceu pelo trabalho desenvolvido em seu estágio supervisionado intitulado: “O lugar da saúde mental”. Em especial, a realização de um baile flashback com a participação ativa dos usuários do serviço, promovendo o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo, a organização e a promoção da saúde dos pacientes.

“A saúde mental tende a ser vista como ‘aqueles que incomodam, os que devem ser separados dos considerados normais’. Quando nomeei o meu trabalho como ‘O lugar da saúde mental’ foi pensando exatamente nesse lugar que não pode ter fronteiras”, comentou a Psicóloga.

O concurso fez parte da 2ª Jornada de Saúde Mental do Coren-SP, que teve como objetivo “estimular a troca de experiências desenvolvidas no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e assistência de Enfermagem nas instituições de Saúde e de Ensino do Estado de São Paulo”. Os projetos de Nova Odessa receberam menções honrosas.

Na opinião da egressa, o trabalho desenvolvido também compreendeu a importância da atuação dos profissionais de psicologia nas redes referenciadas, CAPS e UBS, mesmo diante dos estigmas da clínica individualizada o profissional deve buscar formas e estratégias para atuar nos espaços coletivos.

“Cada docente do UNISAL foi muito importante nesta trajetória, mas o olhar clínico para além de um diagnóstico, esse ‘para além’ consigo nomear com as minhas duas supervisoras e professoras Mayara Coelho e Mariângela de Andrade, e também agradeço a oportunidade do estágio e todo apoio da enfermeira e coordenadora do CAPS, Maria José da Cruz”.

Texto: Renata Moraes – Comunicação e Marketing do UNISAL.

Foto: arquivo pessoal Giovana Alanice.